Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRey, Sandra Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorHamerski, Cláudia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T04:51:29Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252062pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa intitulada Às margens do desenho: uma investigação sobre rastros, resíduos e marcas do processo de criação consiste num estudo que envolve questões processuais e conceituais de trabalhos que abrangem o período de 2016 a 2022. A partir da produção de desenhos em grandes dimensões, que partem da observação de elementos de uma natureza que brota espontaneamente nas fissuras das cidades, são gerados resíduos, que se desdobram em objetos, ações, instalações ou obras bidimensionais. É nesse contexto que a hipótese central deste trabalho tem como mote a ocorrência de um desenho que está à margem do processo de desenhar, e que indica a possibilidade de desdobramentos poéticos das ações centrais. Partindo da produção dos desenhos de vegetação em escalas ampliadas, são analisadas as transformações e questionamentos que surgiram acerca da linguagem, com atenção para os elementos residuais que passaram a constituir trabalhos, sendo, portanto, incorporados ao processo de criação. Dessa forma, os rastros, resíduos e marcas, identificados a partir da construção dos desenhos em grandes formatos, evidenciam um desenho que surge de um modo não convencional de desenhar. Contudo, do meu ponto de vista, são de igual importância ao desenho que lhes deu origem, contribuindo para compreender os desdobramentos do processo de criação, como ampliadores do pensamento sobre o desenho.pt_BR
dc.description.abstractThe research entitled To the margins of drawing: an investigation into traces, residues and marks of the creation process consists in a study that involves procedural and conceptual matters of works that cover the period from 2016 to 2022. From the production of drawings in large dimensions, that starts from the observation of elements of nature that spontaneously sprouts in the cracks of the cities, some residues are generated, which unfolds in objects, actions, installations or two-dimensional works. In this context, the main hypothesis of this work has as its motto the occurrence of a drawing that takes place on the sidelines of the drawing process, and that indicates the possibility of poetic unfolding from the central actions. Starting from the production of vegetation drawings on enlarged scales, the transformations and questions that arose about the language are analyzed, with attention to the residual elements that became works, being, therefore, incorporated into the creation process. In this way, the traces, residues and marks, identified from the construction of the drawings in large formats, show a drawing that arises from an unconventional way of drawing. However, from my point of view, they are of equal importance to the drawing that gave rise to them, helping to understand the unfolding of the creation process, as expanders of the thinking about drawing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectTraceen
dc.subjectResíduopt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectResidueen
dc.subjectMarken
dc.subjectCreation processen
dc.titleÀs margens do desenho : uma investigação sobre rastros, resíduos e marcas do processo de criaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001154312pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples