Repositório Digital

A- A A+

Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA

.

Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
Autor Maia, Alessandro
Orientador Comerlato, Denise Maria
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Transdisciplinaridade
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se ser um instrumento de reflexão a respeito dos limites e obstruções que o conhecimento, quando compartimentalizado em rígidas fronteiras, ofereceria à construção de saberes pulsantes na vida dos estudantes jovens e adultos. Estudando a fragmentação do saber, presente em uma sala de aula de totalidade 3 da rede municipal de ensino de Porto Alegre, levanto a hipótese de que este rompimento manifestar-se-ia em duas frentes, potencialmente sinérgicas: uma fragmentação entre os saberes da escola e os saberes do estudante e sua comunidade, um rompimento no saber caracterizado por Paulo Freire como educação bancária, denominado nesta pesquisa de fragmentação 1; uma fragmentação dos saberes no interior da própria instituição escolar, entre as suas disciplinas, um estilhaçamento no saber caracterizado por Edgar Morin como o fechamento do conhecimento pela extrema especialização, denominado nesta pesquisa de fragmentação 2. Buscando colocar Freire e Morin em conversação, a partir de minha experiência preliminar durante a prática de estágio, em que busquei a práxis desta abordagem - tendo como o ponto de intersecção entre os dois autores a dialógica do primeiro e a transdisciplinaridade do segundo - a fim de buscar alternativas à dupla fragmentação, proponho a possibilidade da teorização e construção de uma abordagem dialógico transdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25209
Arquivos Descrição Formato
000751711.pdf (995.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.