Repositório Digital

A- A A+

Aprendendo a ser menino e menina : a construção de identidades emergentes em uma turma de jardim nível B

.

Aprendendo a ser menino e menina : a construção de identidades emergentes em uma turma de jardim nível B

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprendendo a ser menino e menina : a construção de identidades emergentes em uma turma de jardim nível B
Autor Zanotelli, Fabíola
Orientador Cunha, Susana Rangel Vieira da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Cultura visual
Identidade
Infância
Pedagogia cultural
Resumo O presente estudo pretende compreender como a cultura visual, os artefatos e as pedagogias culturais corroboram na construção de modos de ser menino e menina em um grupo de crianças de 5 e 6 anos. A investigação ocorreu em uma turma de jardim B de uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre, situada na periferia da cidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, caracteriza-se como um estudo de caso. Como ferramentas de geração de dados foram realizadas entrevistas conversadas, observações do cotidiano escolar e gravações. Para discutir minhas reflexões a cerca do tema valho-me das abordagens de Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro, Fernando Hernández, Shirley Steinberg, Susana Rangel Vieira da Cunha, entre outros autores reconhecidos pelas relevantes publicações na área dos Estudos Culturais. As análises empreendidas apontam que as identidades infantis são múltiplas, singulares, complexas e mutáveis. Em uma concepção pós-estruturalista, entende-se aqui a linguagem como constituidora de identidade(s) e as imagens como uma forma de linguagem muito presente na contemporaneidade, enfatizando que os espaços escolares precisam estar atentos a isto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25215
Arquivos Descrição Formato
000752534.pdf (822.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.