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Little brother(s) : sobre o monitoramento de câmeras nas escolas de educação infantil

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Little brother(s) : sobre o monitoramento de câmeras nas escolas de educação infantil

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Título Little brother(s) : sobre o monitoramento de câmeras nas escolas de educação infantil
Autor Roque, Bianca de Paula
Orientador Rodrigues, Maria Bernadette Castro
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Sala de aula
Vigilância
Resumo Este trabalho deteve-se no estudo sobre o monitoramento de câmeras com acesso on-line na sala de aula, adotado em escolas de educação infantil situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Ao entender que esse tipo de vigilância é amparado pela lógica de uma sociedade pós-moderna (de consumo, de controle), essa investigação consistiu em apontar discursos que possam justificar esse monitoramento. Além disso, buscou-se que ações estão sendo produzidas a partir da visibilidade proporcionada pelas câmeras na sala de aula, ou seja, como estão sendo produzidas as subjetividades de professoras e crianças. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com uma diretora, uma mãe e três professoras. As análises apoiam-se nas abordagens de Michel Foucault e autores como Gilles Deleuze, Cristianne Rocha, Cláudia Santos, Rosa Fischer. Entre as considerações desse estudo foi possível apontar os discursos médicos que sustentam a necessidade do cuidado fecundo das famílias às crianças menores de 3 anos e os discursos da mídia que, ao ressaltarem o aumento da violência, justificam a necessidade das novas tecnologias no ambiente escolar para assegurar proteção. Quanto à produção de subjetividades, foi possível detectar investimentos para além do cuidado à criança pautando-se no corpo da professora. Ademais, foi percebido um autogoverno da professora e estratégias de resistência às câmeras. Quanto às crianças foi observada uma manifestação daquelas com idade mais avançada (4 e 5 anos), diante dessa tecnologia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25218
Arquivos Descrição Formato
000752543.pdf (387.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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