Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorRoque, Bianca de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2010-08-25T04:18:28Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25218pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho deteve-se no estudo sobre o monitoramento de câmeras com acesso on-line na sala de aula, adotado em escolas de educação infantil situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Ao entender que esse tipo de vigilância é amparado pela lógica de uma sociedade pós-moderna (de consumo, de controle), essa investigação consistiu em apontar discursos que possam justificar esse monitoramento. Além disso, buscou-se que ações estão sendo produzidas a partir da visibilidade proporcionada pelas câmeras na sala de aula, ou seja, como estão sendo produzidas as subjetividades de professoras e crianças. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com uma diretora, uma mãe e três professoras. As análises apoiam-se nas abordagens de Michel Foucault e autores como Gilles Deleuze, Cristianne Rocha, Cláudia Santos, Rosa Fischer. Entre as considerações desse estudo foi possível apontar os discursos médicos que sustentam a necessidade do cuidado fecundo das famílias às crianças menores de 3 anos e os discursos da mídia que, ao ressaltarem o aumento da violência, justificam a necessidade das novas tecnologias no ambiente escolar para assegurar proteção. Quanto à produção de subjetividades, foi possível detectar investimentos para além do cuidado à criança pautando-se no corpo da professora. Ademais, foi percebido um autogoverno da professora e estratégias de resistência às câmeras. Quanto às crianças foi observada uma manifestação daquelas com idade mais avançada (4 e 5 anos), diante dessa tecnologia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectVigilânciapt_BR
dc.titleLittle brother(s) : sobre o monitoramento de câmeras nas escolas de educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000752543pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples