Repositório Digital

A- A A+

O laboratório de aprendizagem do unialfas do Colégio de Aplicação da UFRGS e suas práticas : enfrentando o ‘fantasma’ do insucesso

.

O laboratório de aprendizagem do unialfas do Colégio de Aplicação da UFRGS e suas práticas : enfrentando o ‘fantasma’ do insucesso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O laboratório de aprendizagem do unialfas do Colégio de Aplicação da UFRGS e suas práticas : enfrentando o ‘fantasma’ do insucesso
Autor Ramos, Carolina Lehnemann
Orientador Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Laboratório
Prática pedagógica
Resumo Este estudo objetivou analisar concepções e práticas pedagógicas assim como o funcionamento do Laboratório de Aprendizagem do projeto Unialfas do CAp/UFRGS. Teve como suporte teórico, prioritariamente, estudos de Perrenoud (2000), Arroyo (2000), Sacristán (2002) e Dorneles (2004). A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, na modalidade de estudo de caso. Foram efetuadas análise documental do Plano de Ensino do Unialfas, observações das práticas propostas no Laboratório destinadas a alunos da 4° série do Ensino Fundamental e entrevistas realizadas com a professora do laboratório, com a professora articuladora do projeto e com nove alunos frequentadores. Os dados foram analisados com base no referencial teórico, visando confrontar as práticas observadas com as atribuições do laboratório descritas no projeto Unialfas. A partir do observado, é possível referir que as práticas pedagógicas do Laboratório de Aprendizagem observado têm se mostrado parcialmente produtivas no atendimento das necessidades de aprendizagens e dos ritmos diferenciados dos alunos. Foi possível considerar, também, que as mesmas não vem proporcionando suficientemente diferentes vivências aos alunos, gerando, algumas vezes, um espaço de repetição das práticas propostas nas aulas do turno regular. Seria desejável a reinvenção das condições de ensino- aprendizagem, para que através das quais os alunos pudessem ampliar com mais facilidade seus processos de construção de conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25219
Arquivos Descrição Formato
000752564.pdf (1.684Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.