Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorChisté, Marcela Zaccaropt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T04:54:22Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252235pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia analisa as primeiras resenhas publicadas sobre o romance O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, com o objetivo de identificar fatores que possam ter provocado a recepção negativa que teve por parte de críticos literários, apesar do consumo desenfreado por parte do público-leitor. Para entender as razões dessa divergência, lanço mão de estudos meta-críticos e de literatura sobre a época. O trabalho vem dividido em duas partes. A primeira apresenta aspectos históricos e culturais relacionados ao período, tendo em vista os parâmetros sob os quais a obra foi lançada e criticada, retomando elementos da vida da autora considerados pertinentes para o desenvolvimento da análise. A segunda parte apresenta e comenta resenhas feitas por críticos contemporâneos a Brontë, na intenção de estabelecer uma relação entre o que era esperado de uma obra ficcional pela tradição literária de então e aquilo que o romance apresenta. Como lastro teórico, recorro principalmente a Deirdre David (2001) e Joanne Shattock (2001) em seus estudos sobre Sociologia da Leitura. Para dados biográficos referentes à autora, valho-me das pesquisas desenvolvidas por Juliet Barker (2007). Espero que este Trabalho de Conclusão de Curso contribua para os estudos sobre o momento de formação da fortuna crítica de O Morro dos Ventos Uivantes, que tanto destoa do atual, através de uma leitura sobre como uma obra tão diferente foi recebida, com base em parâmetros que não a representavam.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph analyzes the first reviews of Emily Brontë’s novel Wuthering Heights (1847), with the aim of identifying aspects that may have provoked the negative reception the work received from the critics, despite its success with the reading public. In order to better understand this divergence, I rely on studies about meta-analysis and on the literature of the period. This work is divided into two parts. The first presents some historical and cultural aspects that determine the parameters through which the novel was published and criticized, as well as raises pertinent biographical elements in the life of the author. The second part analyzes some reviews written by Brontë's contemporaries, in order to establish a correlation between what literary tradition expected from a fictional work then, and what the work in fact presents. As theoretical support, I use studies on Sociology of Reading written by Deirdre David (2001) and Joanne Shattock (2001). As biographical sources on the life of Emily Brontë, I count on researches carried out by Juliet Barker (2007). With this monograph, I hope to contribute to the studies about this first moment in the novel's critical fortune, which very much differs from our present-day views, while presenting my personal reading on how such a different novel as Wuthering Heights was initially assessed through parameters that did not represent it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrontë, Emily Jane, 1818-1848. O morro dos ventos uivantes : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectVictorian literatureen
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectEmily Brontëen
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.subjectWuthering Heightsen
dc.subjectRecepção literáriapt_BR
dc.subjectReception studiesen
dc.subjectRepresentações do femininopt_BR
dc.subjectReadershipen
dc.title"A gloom over the mind not easily to be dispelled" : on the first reviews of wuthering heightspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples