Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorRahme, Mônica Maria Faridpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-03T05:09:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252296pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de onze discussões distintas que conjugam a alteridade referindo direta ou indiretamente o campo das deficiências. Para tanto, refletimos sobre algumas das formas de acolher o outro e os efeitos éticos, epistemológicos e políticos dessas abordagens. Apontamos a importância da recusa desse outro - no caso, considerado com deficiência - como possuidor de uma essência prévia divorciada do contexto histórico, econômico e político que nos é constitutivo; a oposição a qualquer representação em negativo, capaz de produzir ou reproduzir processos de estigmatização; o encontro com a alteridade como irrupção capaz de interrogar nossa mesmice e desestabilizar nossos ordenamentos; e, por fim, o exercício da alteridade como promotor de justiça e responsabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present a set of eleven distinct discussions that combine otherness, directly or indirectly referring to the field of deficiencies. Therefore, we reflect on some of the ways to welcome the other and the ethical, epistemological and political effects of these approaches. We point out the importance of refusing this other - in this case, considered disabled - as possessing a previous essence divorced from the historical, economic and political context that constitutes us; the opposition to any negative representation, capable of producing or reproducing stigmatization processes; the encounter with otherness as an outbreak capable of interrogating our sameness and destabilizing our systems; and, finally, the exercise of otherness as a promoter of justice and social responsibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectDeficiencyen
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectOthernessen
dc.titleConsiderações sobre alteridade, educação e deficiênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001154175pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples