Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Laura Souzapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Graciela da Silva Meirellespt_BR
dc.date.accessioned2010-08-26T04:19:06Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25243pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a importância do planejamento pedagógico para um processo ensino/aprendizagem efetivo. Ao longo do texto, apresenta-se uma reflexão fundamentada nos escritos de FREIRE, GANDIN, MANATA, FONSECA, SOARES, entre outros autores, pois se acredita que uma prática progressista e engajada se materializa também no planejamento didático pedagógico, o qual é capaz de ressignificar e dar sentido ao trabalho dos professores junto à EJA. O foco do estudo são as práticas das professoras das totalidades iniciais da EJA de uma escola pública municipal de Sapucaia do Sul onde foi realizado o estágio curricular de docência do 7º semestre do curso de Pedagogia. Práticas investigadas sob a perspectiva da dialética materialista histórica, entendendo o planejamento no trabalho docente como síntese de múltiplas determinações. Neste sentido o trabalho busca, além de identificar os fatores que interferem no planejamento didático pedagógico, salientar a imprescindibilidade do seu teor político para que se conquiste ganhos de consciência (HARA, 1991) com os estudantes da EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa e a partir da análise verificaram-se que diversos fatores, como a formação das professoras, a disponibilidade de tempo para o planejamento, as condições de trabalho dessas profissionais e a relevância atribuída por elas ao planejamento pedagógico no trabalho docente interferem significativamente no ato de planejar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleO planejamento como prática indispensável para ressignificar e dar sentido ao trabalho das professoras junto à educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000752204pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples