Repositório Digital

A- A A+

Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso

.

Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas pedagógicas na aprendizagem da leitura e escrita : estudo de caso
Autor Brum, Letícia Loredana Schulz
Orientador Rangel, Annamaria Píffero
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Escrita
Leitura
Prática docente
Resumo O presente trabalho visa mostrar de que forma as práticas de leitura e escrita influenciam no processo de alfabetização. Como referencial teórico, a pesquisa apóia-se nos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados para a pesquisa foram coletados por meio de testagens aplicadas em uma turma de 1º ano do ensino fundamental da rede pública estadual de Porto Alegre em dois momentos distintos, no início de abril e final de maio. Buscou-se, ainda, analisar as práticas pedagógicas propostas pela professora a partir do método do GEEMPA realizadas na turma observada, principalmente as atividades que visavam à aquisição da leitura e da escrita. A partir disso, foi possível notar a evolução de cada aluno no processo de alfabetização no decorrer do período e verificar se os que avançaram foram os mesmos que os pais responderam ao questionário sugerido. Após as duas testagens 12 alunos permaneceram pré-silábicos, 1 avançou para silábico; 5 passaram para silábico-alfabético e 1 progrediu para alfabético, ou seja, 63% permaneceram no mesmo nível e 37% progrediram. Não existem dados bibliográficos suficientes para avaliar se esses percentuais são satisfatórios ou não no período de dois meses, o que só pode ser feito com um número muito maior de turmas testadas, mas a técnica se mostrou sensível para verificar quais os alunos que avançaram e quais permaneceram no mesmo nível, o que pode ser muito útil para o planejamento didático.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25244
Arquivos Descrição Formato
000752209.pdf (330.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.