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dc.contributor.advisorAlmeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Alessandra Falcãopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-23T04:54:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253091pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo investigar como indígenas nordestinos dos cursos: Ciências Biológicas, Zootecnia, Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia de Pesca, Pedagogia, Educação Física, Engenharia Agronômica e Licenciatura em História fazem para se integrar ao processo educacional oferecido nas instituições de ensino superior. A pesquisa ocorreu na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, que é vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco e, de forma remota, devido ao contexto de pandemia da Covid-19, no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. Este estudo recorre a artigos acadêmicos, teses, dissertações e artigos de imprensa sobre estudantes indígenas de graduação. A base teórica da pesquisa consiste nas ideias de Michel de Certeau sobre as práticas cotidianas e nas de Paulo Freire sobre a integração humana, que permitiram compreender como indígenas, minoria discriminada, conseguem se integrar a um sistema educacional criado para satisfazer aos interesses das classes dominantes. Apresenta-se, também a perspectiva indígena de Ailton Krenak, Eliane Potiguara e Graça Graúna sobre a situação dos povos indígenas no Brasil. A metodologia aplicada teve natureza quanti-qualitativa e baseou-se em uma pesquisa exploratória que consistiu em um estudo bibliográfico e um estudo de caso por meio de entrevistas, observações e questionários. A interpretação dos dados tem uma perspectiva de análise temática. Dessa forma, partindo do princípio de que o/a indígena tem consciência do processo histórico pelo qual passa e da importância da cultura branca, no caso, o ensino superior, para lhe dá voz, principalmente politicamente, foi possível alcançarmos nossos objetivos e responder ao nosso problema de pesquisa entendendo que os indígenas, usando as “artes de fazer” se reinventam no campus à medida que se ajustam à realidade e a transformam.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate how Northeastern indigenous undergraduate students and former indigenous students of the courses: Biological Sciences, Animal Science, Degree in Field Education, Fishing Engineering, Pedagogy, Physical Education, Agronomic Engineering and Degree in History do to integrate with to the academic educational process. The research took place at the Unidade Acadêmica de Serra Talhada, which is linked to the Universidade Federal Rural de Pernambuco and, in a remote way, due to the Covid-19 pandemic context, in the Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. The research resorts to academic articles, theses, dissertations, and press articles about indigenous first degree students. The theoretical basis for the research consists of M.de Certeau’s views of everyday practices and Paulo Freire’s ideas about human integration, which made it possible to understand how indigenous students, a discriminated minority, manage to integrate to an educational system created to satisfy the dominant classes interests. Also present the indigenous perspective of Ailton Krenak, Eliane Potiguara and Graça Graúna regarding the situation of native peoples in Brazil. The methodology applied had a quanti qualitative nature and was based on an exploratory research which consisted of a bibliographical study and a case study by means of interviews, observations and questionnaires. The data interpretation has a content analysis perspective. In this way, based on the principle that the indigenous person is aware of the historical process they undergo and the importance of white culture, in this case, higher education, to give them a voice, especially politically, it was possible for us to reach our goals and answer our research problem understanding that the indigenous people, using the “arts of doing” to reinvent themselves in the campus as they adjust to the reality and transform it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollege educationen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectIndigenous academicsen
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectEveryday practicesen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.title(Re)invenções de indígenas estudantes : integração ao processo educacional universitáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMorais, Isabela Andrade de Limapt_BR
dc.identifier.nrb001157526pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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