Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorColla, Rodrigo Ávilapt_BR
dc.contributor.authorDall'agnol, Edianept_BR
dc.date.accessioned2022-12-24T05:05:17Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253160pt_BR
dc.description.abstractO exercício docente na Educação Infantil pode ser definido como uma ação extremamente complexa, que exige paciência, habilidade e, principalmente, respeito às suas crenças, valores e conhecimentos prévios da criança. Por ser consequência de um amplo universo de relações, a aprendizagem infantil exige especial atenção não somente dos professores, mas também da família e da escola em sua íntegra, a partir de práticas significativas desenvolvidas de forma conjunta. Neste estudo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, desenvolvido junto a professores que atuam na Educação Infantil, em uma escola do município de Paraí/RS, objetivando investigar a existência de relações entre a participação da família no cotidiano escolar e o desenvolvimento da criança, bem como identificar situações que podem favorecer a construção de tais relações. Os resultados obtidos permitem afirmar que a participação da família no cotidiano escolar é de grande importância para o desenvolvimento escolar da criança, sendo de competência da escola desenvolver ações que venham a fomentar tal prática, de modo a criar uma rede de apoio complementar, essencial à segurança infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching practice in Early Childhood Education can be defined as an extremely complex action, which requires patience, skill and, above all, respect for the child's beliefs, values and previous knowledge. As a consequence of a wide universe of relationships, child learning requires special attention not only from teachers, but also from the family and the school as a whole, based on significant practices developed jointly. In this study, we present the results of a case study, developed with teachers who work in Early Childhood Education, in a school in the city of Paraí/RS, aiming to investigate the existence of relationships between the family's participation in the school routine and the child's development, as well as to identify situations that may favor the construction of such relationships. The results obtained allow us to affirm that the participation of the family in the school routine is of great importance for the child's school development, being the responsibility of the school to develop actions that will promote this practice, in order to create a complementary support network, essential for child safety.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild learningen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamilia e escolapt_BR
dc.subjectFamily at schoolen
dc.subjectJoint practicesen
dc.titleParticipação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001155109pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples