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Relevância da educação na economia : uma comparação entre Brasil e Alemanha

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Relevância da educação na economia : uma comparação entre Brasil e Alemanha

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Título Relevância da educação na economia : uma comparação entre Brasil e Alemanha
Autor Fritzen, Guilherme Backes
Orientador Zimmermann, Ario
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Alemanha
Brasil
Capital humano
Crescimento econômico
[en] Economic growth
[en] Education
[en] Externalities
[en] Human capital
[en] Investment
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar a relevância da educação no crescimento econômico. Através de constatações nas esferas micro e macroeconômicas das influências do capital humano verifica-se a existência de externalidades diversas, as quais exercem papel fundamental no processo. As diferentes taxas de retorno à educação para diferentes níveis de instrução e para países economicamente distintos possibilitam a tomada de decisões quanto ao investimento em educação. À educação é atribuída grande parte das causas da desigualdade salarial e de renda. A importância da decisão entre investimento na qualidade ou quantidade da educação é constatada através de comparações entre Brasil e Alemanha, revelando que a existência de características econômicas e estruturas educacionais distintas são também relevantes no processo.
Abstract This study aims to analyze the relevance of education in economic growth. Through findings in the spheres of micro and macroeconomic of the influences of human capital it is possible to verify the existence of various externalities, which play a crucial role in the process. The different rates of return to education for different levels of education and for economically distinct countries enable decision making regarding investment in education. To education is largely attributed the causes of wage inequality and income. The importance of the decision between investing in quality or quantity of education is established through comparisons between Brazil and Germany, revealing that the existence of different economic characteristics and different educational structures are also relevant in the process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25332
Arquivos Descrição Formato
000738399.pdf (155.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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