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dc.contributor.advisorMiguel, Letícia Fleck Fadelpt_BR
dc.contributor.authorBortolini, Alexanderpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-03T04:47:38Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253354pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo experimental dos níveis de acelerações às quais motoristas de composições veiculares de carga (CVC) estão expostos durante a operação deste veiculo. As medições foram realizadas com um caminhão 6X4, ao qual foi acoplado um semirreboque graneleiro carregado durante a primeira coleta de dados e vazio para segunda. Estes testes foram realizados em uma série de pistas especiais e também em vias públicas, sendo cada ensaio realizado com dois motoristas diferentes. As acelerações obtidas nestas medições foram comparadas com os limites fornecidos na norma ISO 2631-1 (1997), constatando-se que os níveis de acelerações que os motoristas destas composições estão expostos, apresentam níveis de aceleração RMS e VDV acima dos limites recomendados pela referida norma para a maioria das situações analisadas. Limites aceitáveis dentro dos padrões estabelecidos pela ISO 2631 (1997) só foram encontrados quando os motoristas trafegaram em uma pista de asfalto em perfeitas condições.pt_BR
dc.description.abstractThe following paper performs an extensive experimental study and analysis of data concerning levels of acceleration to which drivers of Cargo Vehicle Compositions (CVC) are daily exposed. The measures were taken with a 6x4 truck attached to a bulk-carrier semi-trailer that was loaded during the first data collection and empty for the second. Such tests were performed in various special roads and also in public ways. Each test was made with two different drivers. The accelerations obtained with these measures were compared with the limits provided by ISO 2631-1 (1997). The conclusion is that the levels of acceleration which the drivers of these compositions are exposed present accelerations levels RMS E VDV above the limits specified by the before-mentioned standard, for the majority of the situations analyzed. Acceptable limits within standards established by ISO 2631 (1997) could only be found when the drivers were in a pavement road with perfect conditions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVeículos de cargapt_BR
dc.subjectVibrations in human bodyen
dc.subjectISO 2631en
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectMotoristaspt_BR
dc.subjectDriversen
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectCargo vehicle compositionsen
dc.subjectAccelerationsen
dc.subjectTrucken
dc.titleAvaliação dos níveis de vibração em motoristas de composições veiculares de carga em diferentes pistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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