Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLasta, Elisangelapt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Jéssica Carolinept_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T05:04:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253655pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia compreende uma pesquisa acerca da utilização do Instagram por parte de atores individuais no seu fazer/existir/representar (LASTA, 2017a), tendo como objeto de pesquisa o perfil da canadense @ashlezinha, utilizado para a criação de conteúdo sobre o ensino de inglês. Logo, o objetivo geral consiste em compreender como os elementos sociotécnicos-discursivos auxiliam no fazer/existir/representar do perfil Ashlezinha no Instagram através da produção de conteúdo para o contexto do aprendizado de inglês on-line. Para tal finalidade, a metodologia utilizada foi a pesquisa empírica mediada por computador, por meio da triangulação de técnicas, que se deu mediante o uso da observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos apontam que Ashley se utiliza de determinados recursos em seu dizer/publicizar, tais como a referência a elementos culturais, do cotidiano e/ou baseados em sua experiência pessoal para ensinar inglês que, utilizados de forma repetida, caracterizam seu fazer/existir/representar. À vista disto, constata-se que a utilização do Instagram como “vitrine gratuita” (CORRÊA, 2020) vai ao encontro dos objetivos de Ashley como uma empreendedora por oportunidade, servindo como fomentador ao empreendimento do ator individual.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph contains a research about the use of the Instagram platform by individual actors in their doing/existing/representing (LASTA, 2017a), taking as object of research the profile of the Canadian @ashlezinha, used to create content about English teaching. Therefore, the general objective is to understand how the sociotechnical-discursive elements help in the doing/existing/representing of the Ashlezinha profile on Instagram through the content production for the online English learning context. For this purpose, the methodology used was computer-mediated empirical research (JOHNSON, 2010), through the triangulation of techniques, which took place through the use of covert and non-participatory observation (JOHNSON, 2010) and content analysis (BARDIN, 1977). The results obtained indicate that Ashley uses certain resources in her saying/publicizing, such as the reference to cultural elements, from everyday life and/or based on her personal experience to teach English that, when used repeatedly, characterize her doing/existing/representing. In view of this, it is noticed that the use of Instagram as a "free showcase" (CORRÊA, 2020) meets Ashley's goals as an entrepreneur by opportunity, serving as a promoter of the individual actor's entrepreneurship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital communicationen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectEnglish teachingen
dc.subjectIndividual actorsen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.titleAprendendo inglês com a gringa: como @ashlezinha se faz/existe/representa no Instagram através do dizer/publicizarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157087pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples