Repositório Digital

A- A A+

Investimentos em ações pelas estratégias value investment e growth investment

.

Investimentos em ações pelas estratégias value investment e growth investment

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Investimentos em ações pelas estratégias value investment e growth investment
Autor Santos, Ricardo Borges dos
Orientador Lima, Antonio Ernani Martins
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Estratégia
Investimento
Mercado de ações
Mercado de capitais
[es] Anomalía de valor
[es] Anomalías de mercado
[es] Estrategia de crecimiento
[es] Estrategia de valor
[es] Golden opportunity
[es] Mercado de capitales
Resumo O objetivo central deste trabalho é contribuir para o conhecimento e difusão das estratégias de valor (value investment) e de crescimento (growth investment) como instrumentos de análise de investimentos em ações. Primeiramente, iniciamos o trabalho com uma discussão acerca da relação do sistema financeiro com a economia. A seguir, procuramos destacar o mercado de capitais, com sua importância para o crescimento econômico de um país, empresas e investidores. Apresentamos, também, alguns fatores que podem proporcionar um maior desenvolvimento do mercado de ações no Brasil. Destacamos, a seguir, as principais características e diferenças dos dois métodos de análise de investimentos em ações: a Análise Técnica e a Análise Fundamentalista. Após, abordamos a administração de investimentos, especialmente, os fundamentos de risco e retorno, a correlação entre ativos financeiros e a importância da diversificação de investimentos. Por fim, tratamos das duas estratégias de investimentos. Iniciamos com uma fundamentação teórica acerca da Hipótese de Mercados Eficientes e apresentamos alguns autores que identificam a existência de anomalias de mercado, que contradizem a eficiência. Dentre as principais anomalias, enfatizamos a anomalia de valor, que contraria a proposta do modelo CAPM, que estabelece uma relação direta entre retornos e riscos de aplicações financeiras. As anomalias de valor decorrem porque alguns agentes econômicos tendem a cometer erros de projeções sobre o comportamento futuro dos preços. Essas possibilitam, então, a existência da chamada golden opportunity, ou seja, investimentos em ativos financeiros que proporcionam retornos maiores e riscos menores. Isso é possível pela utilização da estratégia value investment, que demonstra ser superior à estratégia growth investment.
Resumen El objetivo central de este trabajo es contribuir a la comprensión y la difusión de estrategias del valor (value investment) y del crecimiento (growth investment) como herramientas de análisis para inversiones en acciones. En primer lugar, comenzamos el trabajo con una discusión sobre la relación del sistema financiero con la economía. A continuación, destacamos el mercado de capitales, con su importancia para el crecimiento económico de un país, empresas e inversionistas. Presentamos también algunos de los factores que pueden proporcionar un mayor desarrollo del mercado de acciones en Brasil. Destacamos, a continuación, las principales características y diferencias de los dos métodos de análisis de las inversiones en acciones: Análisis Técnica y Análisis Fundamentalista. Enseguida abordamos la administración de inversiones, especialmente los fundamentos de riesgo y el rendimiento, la correlación entre los activos financieros y la importancia de la diversificación de las inversiones. Por último, el tratamiento de las dos estrategias de inversiónes. Empezamos con una base teórica sobre la hipótesis de la eficiencia de los mercados y presentamos algunos autores que identifican la existencia de anomalías de mercado, que contradicen la eficiencia. Entre las principales anomalías, enfocamos la anomalía de valor, lo que contradice la propuesta del modelo CAPM, que establece una relación directa entre los rendimientos y los riesgos de las inversiones financieras. Las anomalías de valor surgen porque algunos agentes económicos tienden a cometer errores de proyecciones sobre el comportamiento futuro de los precios. Esto hace posible, entonces, la existencia de los llamados golden opportunity, es decir, las inversiones en activos financieros que ofrecen mayores rendimientos y menores riesgos. Esto es posible por el uso de la estrategia value investment, que demuestra ser superior a la estrategia growth investment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25370
Arquivos Descrição Formato
000739306.pdf (171.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.