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A motivação dos empreendimentos iniciais no Brasil nos anos 2000

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A motivação dos empreendimentos iniciais no Brasil nos anos 2000

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Título A motivação dos empreendimentos iniciais no Brasil nos anos 2000
Autor Souza, Renan Raupp
Orientador Herrlein Junior, Ronaldo
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Brasil
Empreendedorismo
Inovação
Mercado de trabalho
[en] Entrepreneurship
[en] Entrepreneurship in need
[en] Innovation
[en] Labor market
[en] Opportunity for entrepreneurship
Resumo O empreendedorismo é tratado nesse trabalho a partir da reestruturação industrial pós-fordista, que reduziu a oferta de emprego e propiciou o surgimento de unidades de produção de menor escala. Essa nova condição da organização da produção torna o empreendedorismo uma opção, que pode ser a única restante para o trabalhador obter renda ou a melhor entre as opções de carreira a ser seguida. O motivo que leva o empreendedor a iniciar seu negócio é investigado a partir de dois pontos de análise. O primeiro aborda o auto-emprego, originado no mercado de trabalho, como única opção para trabalhadores não absorvidos pela demanda de trabalho assalariado, valendo-se dos dados do mercado de trabalho publicados pelo IBGE. Depois, verificam-se as informações das pesquisas Empreendedorismo no Brasil, publicadas pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), para examinar os empreendimentos nascidos de oportunidades percebidas pelos empreendedores a partir dos atributos de potencial tecnológico e poder de mercado do negócio.
Abstract Entrepreneurship is treated in this paper from the post-fordist industrial restructuring, which reduced the employment supply and provided the emergence of production units of a smaller scale. This new condition of the organization of production makes entrepreneurship an option, which may be the only one remaining for the worker earning income or the best options of career to follow. The reason for the entrepreneur to start his own business is investigated here from two points of analysis. The first addresses the self-employment, originated in the labor market as the only option for workers who were not absorbed by the demand of employment, drawing on data from the labor market released by the IBGE. Then, the information of Entrepreneurship in Brazil researches, published by the Brazilian Institute of Quality and Productivity (IBQP) are checked, to examine the developments born of opportunities noticed by entrepreneurs from the attributes of technological and market power of business.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25372
Arquivos Descrição Formato
000739314.pdf (262.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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