Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Caroline Oliveira da Silva Avilapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:05:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253782pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os sentidos de feminino e masculino na personagem Maria Marruá, do remake de Pantanal, à luz dos estudos feministas de gênero e da noção de performatividade evidenciada por Judith Butler (1990). Para alcançar esse objetivo, foram selecionadas três cenas da segunda versão, compondo, assim, o corpus empírico do trabalho. Na análise fílmica, caminho metodológico escolhido, verificou-se a gestualidade dos personagens em cena, com o auxílio dos recursos audiovisuais empregados na construção de sentidos de feminino e masculino. A partir das observações realizadas, é possível concluir que não há linearidade entre os sentidos de feminino e de masculino que se buscou gerar na narrativa. Contudo, nas três cenas analisadas, identificou-se, como padrão comum, a associação do feminino à maternidade, o que, por sua vez, atrela-se ao sofrimento, contudo, observa-se a diversidade de sentidos, através de diferentes gestualidades dos personagens, tendo alterações entre os trechos escolhidos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to identify and analyze the meanings of feminine and masculine in the character Maria Marruá, from the Pantanal remake, in the light of feminist gender studies and the notion of performativity proposed by Judith Butler (1990). To achieve this objective, three scenes from the second version were selected, thus composing the empirical corpus of work. In the analysis of the chosen methodological physics, ideally visual of men and the gesta in the scene, with the help of the resources in the construction of feminine and masculine senses. Based on the observations made, it is possible to conclude that there is no linearity between the meanings of feminine and masculine that we sought to generate in the narrative. However, in the three scenes analyzed, the association of the feminine with motherhood was identified as a common pattern, which, in turn, is linked to suffering, however, the diversity of meanings is observed, through different gestures of the characters, with changes between the chosen passages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectNovelen
dc.subjectGenreen
dc.subjectTelenovela : Brasilpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCharacteren
dc.subjectWetlanden
dc.titleA mulher onça: reflexões sobre gênero e a personagem Maria Marruá no remake da novela Pantanalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMüller, Luizapt_BR
dc.identifier.nrb001157250pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples