Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Camila da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-21T05:10:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253892pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar o relato de estágio realizado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de educação básica, como parte obrigatória da disciplina de Docência de Língua Portuguesa II oferecida para os estudantes de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A unidade didática trabalhada durante o estágio foi proposta pela professora orientadora da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, sendo intitulada “Biografias de Mulheres Maravilhosas que mudaram o (nosso) mundo”, em que foi utilizada a tipologia de histórias para ninar, utilizando como base o livro Histórias para Ninar Garotas Rebeldes, (2016), das escritoras norte-americanas Elena Favilli e Francesca Cavallo. Com base nos estudos de Cosson (2006), Esser (2014) e Vieira (2011), a pesquisa discute como o ensino de biografia de mulheres pode contribuir para eventos de letramento literário na EJA, assim como a importância do professor na escolha dos textos e atividades de produção textual sugerida aos alunos, considerando seus contextos de aprendizagem. A partir da análise do relato de estágio pudemos observar a importância da literatura de autoria feminina sobre biografias de mulheres inspiradoras na formação de leitores da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the report of an internship carried out in the Education of Young People and Adults in a public school of basic education, as a mandatory part of the Portuguese Language Teaching II discipline offered to students of Letters at the Federal University of Rio Grande do Sul. The didactic unit worked during the internship was proposed by the guiding teacher of the Portuguese Language and Literature discipline, entitled biography of wonderful women who changed (our) world, in which the typology of bedtime stories was used, using the book as a basis Bedtime Stories Rebel Girls by American writers Elena Favilli and Francesca Cavallo. Based on studies by Cosson (2006), Esser (2014) and Vieira (2011), the study discusses how the teaching of women's biography can contribute to literary literacy events in EJA, as well as the importance of the teacher in the choice of texts and textual production activities suggested to students, considering their learning contexts. From the analysis of the internship report, we can observe the importance of literature by female authors on biographies of inspiring women, in the formation of readers of youth and adult education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectBiographyen
dc.subjectMulheres : Biografiapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.subjectFemale Authorshipen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleBiografias de mulheres : um relato de experiência na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160321pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples