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Escola pública : o jogo da mediocridade

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Escola pública : o jogo da mediocridade

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Título Escola pública : o jogo da mediocridade
Autor Alcalde, Bernardo Frederes Krämer
Orientador Pôrto Júnior, Sabino da Silva
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Brasil
Capital humano
Ensino público
Escolaridade
Resumo Nas últimas décadas, o capital humano vem sendo destacado pela literatura econômica como um importante ingrediente do crescimento econômico de longo prazo. O presente trabalho capta o conceito de capital humano na forma de educação, apresentando resultados que a associam ao crescimento econômico. Ao passo que o aumento na média de anos de estudo não é suficiente, por si só, para garantir a incorporação de conhecimento e habilidades, o foco principal dos estudos mais recentes tem sido lançado sobre a qualidade da educação e os fatores que a determinam. Nesse aspecto o Brasil falha incontestavelmente. Muito embora nas últimas décadas o contingente de analfabetos tenha se reduzido, e o ensino fundamental tenha alcançado a “universalidade”, os alunos brasileiros colecionam desempenhos muito inferiores aos dos desejados. Como a maior parte dos alunos brasileiros é atendida pela rede pública, é de se esperar que nela se concentre considerável parte do problema. O principal objetivo deste trabalho é propor um modelo matemático que, através da interação de professor e aluno sob o ambiente de incentivos da escola pública, explique a escassez do produto educacional gerado no Brasil. A partir dos perfis de professor e aluno representativos, a interação do modelo conduz a um desfecho condizente ao desempenho dos alunos brasileiros nas últimas edições do PISA.
Abstract In the last decades, the Human Capital has been pointed as an important ingredient for the long run economic growth. This paper deals with the human capital concept in its educational dimension, showing results that provide a strong link between education and economic growth. Moreover, recent studies revealed that education quality plays a weightier role than schooling itself. It is exactly on the quality issue that lies Brazil’s major fail. Regardless the fact that elementary school has expanded to the universality and illiteracy rates presented remarkable improvements, Brazilian students performance in international educational assessment exams clarifies that these optimistic statistics hide a dramatic reality. This work’s central aim is to propose a mathematical model that describes how the public school weak structure of incentives leads students and teachers behaviors towards such bad educational levels. The interaction suggested by the model leads to a portrait similar to the Brazilians students performance in last editions of PISA.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25398
Arquivos Descrição Formato
000737949.pdf (1.551Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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