Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAlcalde, Bernardo Frederes Krämerpt_BR
dc.date.accessioned2010-08-28T04:21:10Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25398pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, o capital humano vem sendo destacado pela literatura econômica como um importante ingrediente do crescimento econômico de longo prazo. O presente trabalho capta o conceito de capital humano na forma de educação, apresentando resultados que a associam ao crescimento econômico. Ao passo que o aumento na média de anos de estudo não é suficiente, por si só, para garantir a incorporação de conhecimento e habilidades, o foco principal dos estudos mais recentes tem sido lançado sobre a qualidade da educação e os fatores que a determinam. Nesse aspecto o Brasil falha incontestavelmente. Muito embora nas últimas décadas o contingente de analfabetos tenha se reduzido, e o ensino fundamental tenha alcançado a “universalidade”, os alunos brasileiros colecionam desempenhos muito inferiores aos dos desejados. Como a maior parte dos alunos brasileiros é atendida pela rede pública, é de se esperar que nela se concentre considerável parte do problema. O principal objetivo deste trabalho é propor um modelo matemático que, através da interação de professor e aluno sob o ambiente de incentivos da escola pública, explique a escassez do produto educacional gerado no Brasil. A partir dos perfis de professor e aluno representativos, a interação do modelo conduz a um desfecho condizente ao desempenho dos alunos brasileiros nas últimas edições do PISA.pt_BR
dc.description.abstractIn the last decades, the Human Capital has been pointed as an important ingredient for the long run economic growth. This paper deals with the human capital concept in its educational dimension, showing results that provide a strong link between education and economic growth. Moreover, recent studies revealed that education quality plays a weightier role than schooling itself. It is exactly on the quality issue that lies Brazil’s major fail. Regardless the fact that elementary school has expanded to the universality and illiteracy rates presented remarkable improvements, Brazilian students performance in international educational assessment exams clarifies that these optimistic statistics hide a dramatic reality. This work’s central aim is to propose a mathematical model that describes how the public school weak structure of incentives leads students and teachers behaviors towards such bad educational levels. The interaction suggested by the model leads to a portrait similar to the Brazilians students performance in last editions of PISA.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEscola pública : o jogo da mediocridadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000737949pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples