Digital Repository

A- A A+

A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim

DSpace/Manakin Repository

A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim

Show full item record

Statistics

Title A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
Author Pianta, Carlo Machado
Advisor Fischer, Luís Augusto
Date 2010
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Subject Análise musical
Bossa nova
Canção popular
Gilberto, João, 1931-
Jobim, Tom, 1927-1994
Literatura e Música
Música popular brasileira
[en] Bossa Nova
[en] João Gilberto
[en] Musical analysis
[en] Tom Jobim
Abstract in Portuguese Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção, estabelecedo-se o recorte específico do trabalho. Procura-se aplicar o conceito de sistema literário, ao estudo da canção, em especial para clarificar o papel relevante das novas tecnologias disponíveis de gravação e radiodifusão na definição da canção popular do século XX. É feita uma análise resumida do que é a canção popular norte-americana, em especial aquilo que convencionou-se de chamar standards. Tendo alguns compositores – Noel Rosa, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Ary Barroso – como eixo diacrônico, mostram-se os traços da modernização da música brasileira e, ao mesmo tempo, discutesse a dicotomia tom elevado/tom rebaixado aplicada à essa música. Finalmente, pesquisa-se na análise de Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar e Corcovado, os traços característicos do estilo. Considerando a relevância em cada caso, são analisados: a voz, o violão, a forma, os baixos, a harmonia, as letras e as melodias.
Abstract This work studies the birth of the bossa nova style from the analysis of the four Tom Jobim‟s songs where he is also the lyricist in the first three albuns of João Gilberto. The analysis itself is preceeded of contextualizations ano definitions. The bossa nova is placed as a genre in the historic context of the “song”. The concept of literary sistem is applied to the study of the song, particularly concernig the role of the new recording and broadcasting tecnologies that appeared in the 20th century. A brief analysis of the american popular song, specially the jazz standards, a historical contextualization of the bossa nova in brazilian popular music and the discussion of the dicotomy between high and low levels of art are included. Whith the analysis of the songs Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar and Corcovado, the main characteristics of the style are pointed. The voice, the guitar, the form, the basses, the harmony the lyrics and the melodies are analysed.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/25411
Files Description Format View
000750357.pdf (2.713Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.