Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Luís Augustopt_BR
dc.contributor.authorPianta, Carlo Machadopt_BR
dc.date.accessioned2010-08-31T04:18:25Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25411pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção, estabelecedo-se o recorte específico do trabalho. Procura-se aplicar o conceito de sistema literário, ao estudo da canção, em especial para clarificar o papel relevante das novas tecnologias disponíveis de gravação e radiodifusão na definição da canção popular do século XX. É feita uma análise resumida do que é a canção popular norte-americana, em especial aquilo que convencionou-se de chamar standards. Tendo alguns compositores – Noel Rosa, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Ary Barroso – como eixo diacrônico, mostram-se os traços da modernização da música brasileira e, ao mesmo tempo, discutesse a dicotomia tom elevado/tom rebaixado aplicada à essa música. Finalmente, pesquisa-se na análise de Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar e Corcovado, os traços característicos do estilo. Considerando a relevância em cada caso, são analisados: a voz, o violão, a forma, os baixos, a harmonia, as letras e as melodias.pt_BR
dc.description.abstractThis work studies the birth of the bossa nova style from the analysis of the four Tom Jobim‟s songs where he is also the lyricist in the first three albuns of João Gilberto. The analysis itself is preceeded of contextualizations ano definitions. The bossa nova is placed as a genre in the historic context of the “song”. The concept of literary sistem is applied to the study of the song, particularly concernig the role of the new recording and broadcasting tecnologies that appeared in the 20th century. A brief analysis of the american popular song, specially the jazz standards, a historical contextualization of the bossa nova in brazilian popular music and the discussion of the dicotomy between high and low levels of art are included. Whith the analysis of the songs Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar and Corcovado, the main characteristics of the style are pointed. The voice, the guitar, the form, the basses, the harmony the lyrics and the melodies are analysed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBossa Novaen
dc.subjectGilberto, João, 1931-pt_BR
dc.subjectJoão Gilbertoen
dc.subjectJobim, Tom, 1927-1994pt_BR
dc.subjectTom Jobimen
dc.subjectLiteratura e Músicapt_BR
dc.subjectMusical analysisen
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectBossa novapt_BR
dc.subjectCanção popularpt_BR
dc.titleA gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000750357pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples