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Centros culturais enquanto bens econômicos : uma análise sob a ótica das falhas de mercado

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Centros culturais enquanto bens econômicos : uma análise sob a ótica das falhas de mercado

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Título Centros culturais enquanto bens econômicos : uma análise sob a ótica das falhas de mercado
Autor Gastaldo, Rossano Machado
Orientador Florissi, Stefano
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Bens publicos
Centros culturais
Cultura
Economia da cultura
Instituições financeiras
[en] Cultural centers
[en] Externalities
[en] Public goods
Resumo O trabalho busca compreender a importância dos centros culturais enquanto geradores de bem-estar econômico. Nesse sentido, foca-se na atuação dessas instituições articuladas à bancos, considerando a existência das falhas de mercado. Para exposição da temática, a metodologia estrutura-se em três etapas: a primeira relaciona a teoria microeconômica ao objeto de estudo, o suporte teórico aplicado, sendo descritos os conceitos utilizados na pesquisa; na seqüência, uma breve exposição histórica a respeito dos centros culturais, importância, oportunismo e contribuições ao campo da Economia da Cultura; e, por último, estudo de casos, apresentando o desempenho do Itaú Cultural, em São Paulo, e do Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2009, indicando objetivos, ações e resultados alcançados. Dessa forma, o trabalho procura dar evidência as políticas inauguradas por tais agentes, que servem de modelo de gestão para orientar o conjunto de instituições culturais do sistema financeiro público e privado no país.
Abstract The work seeks to understand the importance of cultural centers in generating economic welfare. In this sense, focuses on the actions of these institutions articulated the banks, considering the existence of market failures. To exposure to the topic, the methodology is structured in three stages: the first relates to microeconomic theory to the object of study, the theoretical framework used, and described the concepts used in research; in sequence, a brief history about the cultural centers, relevance, timeliness and contributions to the field of Cultural Economics; and, finally, case studies, showing the performance of the Itau Cultural, Sao Paulo, and Centro Cultural Banco do Brazil in Rio de Janeiro during the period of 2000 to 2009, indicating objectives, actions and results achieved. Thus, the work seeks to give evidence to the policies initiated by these agents, which serve as a management model to guide the collection of cultural institutions from public and private financial system in the country.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25427
Arquivos Descrição Formato
000751025.pdf (253.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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