Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254315pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2)GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos sãocomparadosemdois cenários: 1)evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontradosindicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasãodos MOOCs e Cursos Presenciaisdeve-se à inexistência de um processo seletivo para ingresso em MOOCs.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes dropout in MOOCs (Massive on-line open courses) compared to face-to-face courses. A case study of a MOOC offered in the area of Electrical Engineering is presented. Enrolled students are divided into two groups: 1) GrpEng: students enrolled in engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul; 2) Others: other students. The dropout rates for each of these groups are compared in two scenarios: 1) dropout after enrollment; 2) dropout after completing the task “Review of High School”. The results found indicate that the main cause of the differences between the dropout indicators of MOOCs and On-site Courses is due to the inexistence of a selective process for admission to MOOCs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.2 (dez. 2022), p. 11-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMoocsen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.subjectEvasionen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEngineeringen
dc.titleEvasão em Moocs : mito ou realidade?pt_BR
dc.title.alternativeEvasion in Moocs : myth or reality?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001160215pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples