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dc.contributor.advisorZillig, Raphaelpt_BR
dc.contributor.authorStoll, Renan Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T05:01:12Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254357pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a tensão entre duas concepções de ciência buscada tradicionalmente associadas à Metafísica de Aristóteles. Enquanto uma concepção é caracterizada como uma ciência que trata universalmente a respeito do ser enquanto ser e é identificada com uma ontologia, a outra concepção é caracterizada como uma ciência de um tipo particular de seres, a saber, os seres imóveis e separados, sendo identificada, por sua vez, com uma teologia. Eu considero brevemente como essas duas concepções foram interpretadas historicamente e proponho que deixemos em suspenso as noções de ontologia e teologia para que analisemos o texto aristotélico através de sua própria terminologia. Analiso, então, como as noções de sabedoria, ciência buscada, ciência do ser enquanto ser e filosofia primeira são caracterizadas na Metafísica e destaco que é possível perceber uma identificação entre elas. Observo, também, que a discussão sobre a possibilidade de os dois projetos de ciência buscada serem realizáveis em um único projeto deve passar pela discussão sobre a unificação do domínio das substâncias, que abrange tanto as substâncias sensíveis quanto as imóveis. Por fim, apresento a hipótese de que Aristóteles possa ter concebido o domínio das substâncias como unificado através de uma relação em série ordenada (τῷ ἐφεξῆς).pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the tension between two conceptions of “the science we are looking for” traditionally associated with Aristotle’s Metaphysics. While one conception is characterized as a science that treats universally with being qua being and it is identified with an ontology, the other conception is characterized as a science of a particular kind of beings, namely, immovable and separate beings, and it is identified, in turn, with a theology. I briefly consider how these two conceptions have been historically interpreted and I propose that we suspend the notions of ontology and theology in order to analyze the Aristotelian text through its own terminology. I then analyze how the notions of wisdom, “the science we are looking for”, science of being qua being and first philosophy are characterized in Metaphysics and I emphasize that it is possible to perceive and identification between them. I also note that the discussion about the possibility of the two projects of “the science we are looking for” being realizable in a single project must go through the discussion about the unification of the domain of substances, which covers both sensible and immovable substances. Finally, I present the hypothesis that Aristotle may have conceived the domain of substances as unified through an ordered series (τῷ ἐφεξῆς).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAristóteles, 384-322 A.Cpt_BR
dc.subjectAristotleen
dc.subjectMetaphysicsen
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectFirst philosophyen
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectOntologyen
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTheologyen
dc.titleSobre o problema da unidade da ciência buscada na Metafísica de Aristótelespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001161647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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