Repositório Digital

A- A A+

Algumas reflexões em torno da utilização de paisagens em atividades escolares : descrição e análise de um caso prático

.

Algumas reflexões em torno da utilização de paisagens em atividades escolares : descrição e análise de um caso prático

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Algumas reflexões em torno da utilização de paisagens em atividades escolares : descrição e análise de um caso prático
Autor Guterres, Juliano de O.
Eichler, Marcelo Leandro
Del Pino, Jose Claudio
Resumo Este artigo tem relação com um projeto pedagógico que visa a uma abordagem dos conhecimentos fundamentais à química a partir das geociências. Uma das atividades didáticas desenvolvidas no escopo desse projeto pedagógico utiliza imagens de paisagens naturais com a intenção de motivar e articular a discussão entre alunos e professores sobre diversos fenômenos físicos e químicos. O presente artigo traz algumas reflexões construídas a partir de uma atividade piloto desenvolvida em uma Escola Estadual de Porto Alegre, onde foi exibida aos alunos uma coleção de 127 imagens, divididas em seis temas. Todas as imagens foram retiradas de sites da internet. Além disso, o artigo traz uma descrição da atividade e também algumas considerações a serem feitas para o professor que pretende utilizar esse recurso, no sentido de um melhor aproveitamento.
Abstract In the last years, we had developed a project that aims to employ geosciences to explain fundamental chemistry concepts. In this context, the idea of using natural landscape pictures as a didactical aid for science teachers arose. This research paper highlights some of the considerations made from a pilot activity developed in a State School in the city of Porto Alegre, RS – Brazil. In this pilot activity, a collection of 127 pictures taken from the Internet and divided into three different themes was displayed to the students. This paper describes the activity and brings some considerations for teachers who intend to employ this kind of activity in order to help these teachers to take a better advantage from the method.
Contido em Cadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul/dez 2008), p. 549-569
Assunto Ensino de quimica
[en] Interdisciplinarity
[en] Landscapes
[en] Sciences teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25469
Arquivos Descrição Formato
000716897.pdf (401.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.