Repositório Digital

A- A A+

Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos

.

Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
Autor Meyer, Daniel Derrossi
Silva, Katia Valenca Correia Leandro da
Resumo O projeto de extensão “Respeito ao Animal Feio”, desenvolvido em 2006, nos municípios de Porto Alegre e de Viamão, relata experiências vivenciadas por oficineiros em turmas do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Ferramentas metodológicas como oficinas educativas foram aplicadas, fazendo o aluno refletir sobre o tema “animais peçonhentos”. Utilizando, dessa forma, as brincadeiras e a filosofia como ótimas alternativas pedagógicas facilitadoras para atingir os objetivos do projeto de trabalho, foram coletadas informações orais e escritas, a partir de perguntas, com o objetivo de avaliar, primeiramente, a percepção comportamental dos escolares frente a situações envolvendo animais peçonhentos. A partir desses dados, foi possível conhecer melhor o público alvo, aproximando-se mais da realidade dos estudantes, tentando despertar o interesse pelo conhecimento sobre animais peçonhentos e falso-positivos presentes no seu cotidiano. Das respostas obtidas pelos alunos, tentamos não só conscientizá- los da importância da preservação ambiental e do respeito a todos os animais, utilizando os animais peçonhentos como bandeira, como também orientá-los na prevenção de acidentes com esse grupo de seres vivos.
Abstract The extension project “Respeito ao Animal Feio” (Respect to the Ugly Animal), developed in 2006 in the counties of Porto Alegre and Viamão, reports the workshopers’ experiences in elementary school classes of the public teaching network. Methodological tools, like educational workshops, were applied, making the students reflect about the “venomous animals” subject. Using, in this way, games and philosophy as excellent facilitative pedagogical alternatives to reach the work project objectives, oral and written information was collected, from questions, aiming to assess, at first, the students’ behavioral perception in relation to venomous animalrelated situations. From this data, it was possible to know the target public better, nearing the students’ reality, trying to awaken in them the interest for the knowledge of venomous and false-positive animals presented in their day to day. From the students’ answers, we tried to, not only make them aware of the importance of environment preservation and respect for all animals, using the venomous animals as a symbol, but also orienting them in the prevention of accidents with this group of live beings.
Contido em Cadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 179-191
Assunto Animais peçonhentos
Educação ambiental
Ensino fundamental
Preservação ambiental
[en] Educational workshops
[en] Environment preservation
[en] Game
[en] Philosophy
[en] Venomous animals
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25472
Arquivos Descrição Formato
000719451.pdf (221.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.