Repositório Digital

A- A A+

Funcionalidade da fibra alimentar em barras de cereais

.

Funcionalidade da fibra alimentar em barras de cereais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Funcionalidade da fibra alimentar em barras de cereais
Autor Pasqualotto, Ana Paula
Orientador Rios, Alessandro de Oliveira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Alimento funcional
Barra de cereais
Fibra alimentar
Resumo A explosão do interesse dos consumidores em alimentos funcionais é justificada pela necessidade de melhoria da saúde. Durante a última década, o termo funcional, aplicado aos alimentos, tem assumido diferente conotação que é a de proporcionar um benefício fisiológico adicional, além daquele de satisfazer as necessidades nutricionais básicas. Um exemplo disso são as fibras dietéticas. A ingestão de fibra dietética em níveis moderados mostrou-se eficaz para a regulação dos níveis plasmáticos de glicose, colesterol e triglicerídios, assim como na prevenção de certas enfermidades degenerativas ou crônicas (arteriosclerose, diabetes, etc.). Em vista disso, busca-se cada vez mais a inserção de fibras na alimentação mediante produtos versáteis, portáteis, que tragam prazer no seu consumo. Neste sentido, vários alimentos ricos em fibras, e contendo até proteínas, minerais e vitaminas, vêm sendo elaborados em todo o mundo como, por exemplo, as barras de cereais. As barras de cereais conquistaram seu espaço em virtude da sua relação com saúde, pois contêm fibras e baixo teor de gordura, além de serem de fácil consumo, visto que não necessitam de nenhum tipo de preparo. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão bibliográfica abordando assuntos sobre os benefícios da ingestão de fibras alimentares e a inserção da barra de cereais na alimentação como uma fonte de fibras. Além disso, foi sugerida a realização de um estudo experimental a fim de desenvolver uma barra de cereais com alto teor de fibra alimentar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25478
Arquivos Descrição Formato
000734263.pdf (372.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.