Repositório Digital

A- A A+

Trigo: do grão à farinha

.

Trigo: do grão à farinha

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trigo: do grão à farinha
Autor Nievinski, Paloma Geremia
Orientador Noll, Isa Beatriz
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Contaminação do alimento
Contaminação fúngica
Contaminante
Deoxinivalenol
Farinha de trigo
Fusarium
Micotoxina
Trigo
Trigo
Resumo O trigo representa a segunda maior cultura de grãos em produção no mundo. No Brasil são consumidos em média cerca de 10 milhões de toneladas de trigo por ano e o estado do Rio Grande do Sul é responsável pela segunda maior produção. Tendo em vista a importância deste grão e a sua contaminação com DON, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre esta micotoxina produzida por fungos patógenos do gênero Fusarium associados à ocorrência de fusariose. Este estudo aborda a caracterização do DON, casos de contaminação de trigo e seus subprodutos, processos que podem reduzir a concentração de DON e as metodologias utilizadas na sua quantificação. Os testes apresentados foram feitos em amostras de trigo nacional e importado e suas farinhas, onde os resultados foram comparados para mensurar o grau de redução da contaminação por DON decorrente do processo de moagem. Não foi possível traçar um comportamento padrão de redução de DON nas amostras analisadas. Porém o resultado dos testes mostrou que houve uma redução média de 23% e que o trigo nacional apresentou níveis médios de contaminação por DON bem mais elevados do que o importado (1.025,900 e 419,033 μg/kg).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25481
Arquivos Descrição Formato
000734495.pdf (283.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.