Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorLemke, Cristiane Elypt_BR
dc.date.accessioned2023-02-18T03:28:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254899pt_BR
dc.description.abstractEstudos recentes têm demonstrado efeitos positivos da biliteracia nas habilidades linguísticas e cognitivas das crianças em idade escolar. Verifica-se, contudo, uma escassez de pesquisas empíricas que retratam o desenvolvimento da escrita em crianças bilíngues escolarizadas, especificamente em escolas bilíngues de prestígio. As pesquisas existentes abrangem mais as características de países da América do Norte e da Europa, com ampla experiência em educação bilíngue, mas com uma realidade distinta da reportada nesta tese, que é representativa do contexto brasileiro, em que as crianças têm contato com a L2, de modo geral, apenas no ambiente escolar, no qual aprendem a língua e através da língua. Nesse contexto, o estudo que é relatado nesta tese, conduzido no campo da Psicolinguística do Bilinguismo, teve como objetivo geral investigar, de forma transversal e longitudinal, os efeitos da escolarização em duas línguas, português e inglês, na produção dos alunos de quarto a sexto ano do Ensino Fundamental. Mais especificamente, buscou-se analisar os efeitos do bilinguismo escolar e da biliteracia nos níveis de organização do pensamento (medidas de conectividade) e de complexidade sintática em narrativas produzidas nas duas línguas das crianças, português e inglês. Dois estudos fazem parte desta tese: um estudo piloto, realizado em 2020, com 50 crianças dos quintos e sextos anos, com foco no desenvolvimento da escrita em L1 e L2; e um segundo estudo, feito em 2021, desenvolvido a partir dos resultados do estudo piloto. Contando com 118 crianças, do quarto ao sexto ano do Ensino Fundamental, a pesquisa se volta para o desenvolvimento da produção escrita de forma transversal e longitudinal, além de apresentar dados da produção oral nas duas línguas. Uma análise da correlação das produções dos alunos em L2 com a proficiência também foi feita, revelando que há uma correlação positiva entre produção oral e escrita com proficiência em L2. A avaliação de medidas de atributos de conectividade do pensamento foi feita através da análise de grafos com a ferramenta computacional SpeechGraphs (Mota et al., 2012, 2016, 2019) e a complexidade sintática foi verificada através da análise de T-Units e do Índice de Subordinação (Hunt, 1965). Os resultados indicam que as produções textuais das crianças se desenvolvem em uma crescente ao longo dos anos escolares, de forma paralela nas duas línguas, com uma vantagem para os textos em Português, L1 das crianças. A análise longitudinal mostra o crescimento dos participantes de um ano para o outro em ambas as línguas, embora perceba-se um crescimento menos significativo na L2, o que pode também ser interpretado como um impacto da pandemia. Com base nos resultados encontrados, consideramos essencial que o desenvolvimento da biliteracia dos alunos seja acompanhado pelos professores de forma integral, considerando-se o fato de que as crianças estão desenvolvendo suas competências linguísticas e acadêmicas em duas línguas. Faz-se necessário um maior investimento em pesquisa e formação de professores para atuar com educação bilíngue a fim de que tenhamos maior clareza dos processos envolvidos na produção escrita e oral de crianças em contexto de escolarização bilíngue, em uma realidade em que a L2 não está presente na comunidade.pt_BR
dc.description.abstractRecent studies have shown positive effects of biliteracy on language and cognitive skills in school-age children. However, there is a scarcity of empirical research that portrays the development of writing in bilingual schooled children, specifically in prestigious bilingual schools. Existing research covers more the characteristics of North American and European countries, with extensive experience in bilingual education, but with a different reality from that reported in this dissertation, which is representative of the Brazilian context, in which children have contact with L2, in general, only in the school environment, in which they learn the language and through the language. In this context, the study that is reported in this dissertation, conducted in the field of Psycholinguistics of Bilingualism, had the general objective of investigating, in a transversal and longitudinal way, the effects of schooling in two languages, Portuguese and English, on the production of students from fourth to sixth grades of elementary school. More specifically, we sought to analyze the effects of school bilingualism and biliteracy on the levels of thought organization (connectedness measures) and syntactic complexity in narratives produced in the children's two languages, Portuguese and English. Two studies were conducted: a pilot study, carried out in 2020, with 50 children in the fifth and sixth grades, focusing on the development of writing in L1 and L2; and a second study, carried out in 2021, based on the results of the pilot study. With 118 children, from the fourth to the sixth year of elementary school, the second research focuses on the development of written production in a transversal and longitudinal way, in addition to presenting data on oral production in both languages. An analysis of the correlation of students' productions in L2 with proficiency was also made, revealing that there is a positive correlation between oral and written production and proficiency in L2. The evaluation of measures of connectivity attributes of thought was done through the analysis of graphs with the computational tool SpeechGraphs (Mota et al., 2012, 2016, 2019) and the syntactic complexity was verified through the analysis of T-Units and the Subordination Index (Hunt, 1965). The results indicate that the children's textual productions develop in a crescent along the school years, in a parallel way in the two languages, with an advantage for the texts in Portuguese, L1 of the children. The longitudinal analysis shows the growth of participants from one year to the next in both languages, although a less significant growth is perceived in L2, which could also be interpreted as an impact of the pandemic. Based on the results found, we consider it essential that the development of students' biliteracy be accompanied by teachers in an integral way, taking into consideration the fact that the children are developing academic and linguistic skills in two languages. There is a need for greater investment in research and teacher training to work with bilingual education so that we have greater clarity of the processes involved in the written and oral productions of children in the context of bilingual schooling, in a context in which L2 is not present in the community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.subjectBiliteracyen
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectThought organizationen
dc.subjectSyntactic complexityen
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectComplexidade sintáticapt_BR
dc.subjectGraph analysisen
dc.subjectAnálise de gráficospt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleEffects of bilingualism and biliteracy on thought organization and syntactic complexity in bilingual childrenpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001162700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples