Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoura, Sandra Regina dept_BR
dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T03:22:03Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1068-2341pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254980pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se propôs a analisar as afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes sob a perspectiva de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Trata-se de pesquisa qualitativa desenvolvida no ano de 2014, que se dispôs a ouvir as vozes de licenciandas em período de estágio curricular obrigatório numa escola da rede pública municipal de ensino localizada na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) por meio da realização de grupo focal. Para abordar a temática sobre a qual o artigo versa – estágio e identidade profissional, foram discutidas concepções desenvolvidas por Maurice Tardif e Danielle Raymond, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lima. O corpus analítico foi composto por depoimentos das licenciandas trabalhados na perspectiva da análise do discurso segundo Michel Pêcheux, destacando inclusive contribuições oferecidas por Eni Orlandi. A partir da análise das falas produzidas em decorrência do grupo focal, foram evidenciados alguns efeitos de sentido - docência como trabalho colaborativo, "humana docência", experiência de autonomia e tempo de mudanças - que referem o estágio curricular obrigatório como espaço de aprendizagem e de reflexão sobre a prática, espaço da práxis, da prática refletida, influenciando na constituição das identidades docentes das licenciandas. Soma-se a isso a percepção de que as seis estagiárias referiram reviramentos em seus modos de se pensarem e se fazerem docentes em função de uma experiência que as tocou como acontecimento justamente por implicar na atualização de memórias discursivas do campo da educação que, se consideradas nos espaços e tempos de formação, podem contribuir haja vista possibilitarem o desenho de caminhos outros que reiteram compromissos assumidos com a escolarização e educação, reconhecendo a relevância de se compreender as condições dinâmicas de constituição da interlocução com o outro como em uma situação de estágio.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzed, from the perspective of six graduates of the Course of Pedagogy (FACED / UFRGS), the effects of the obligatory curricular internship and its role in the formation of teaching identities. This qualitative research carried out in 2014 involved listening to the voices of graduates in the period of compulsory curricular traineeship in a municipal public school system located in the city of Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brazil). By means of a focal group, the authors addressed themes of stage and professional identity, concepts developed by Maurice Tardif and Danielle Raymond, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta and Maria Socorro Lima. Drawing on the discursive perspectives of Michel Pêcheux, and highlighting contributions offered by Eni Orlandi, the discourse analysis of the graduates' speech produced several themes that influenced the formation of the graduates' educational identities, including teaching as collaborative work, "human teaching", and experiences of autonomy and transition, and that referred to the obligatory curricular stage as a space for learning, reflection about practice, and the space of praxis. In addition, six trainees perceived their internship as an experience that produced changes in their ways of thinking and becoming teachers. Thus, discursive analysis of internship graduates within the time and spaces of teacher formation may can contribute to other designs for schooling and education, considering the relevance of the dynamic conditions of dialogue at this specific stage.en
dc.description.abstractEste artículo analizó los efectos de la etapa curricular obligatoria y su papel en la formación de identidades docentes desde la perspectiva de seis graduados del Curso de Pedagogía (FACED / UFRGS). Esta investigación cualitativa realizada en el año 2014 incluyó la escucha de las voces de los egresados en el período de prácticas obligatorias en un sistema de escuelas públicas municipales ubicado en la ciudad de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil). Por medio de un grupo focal, los autores abordaron temas de identidad profesional y escénica, conceptos desarrollados por Maurice Tardif y Danielle Raymond, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta y María Socorro Lima. Partiendo de las perspectivas discursivas de Michel Pêcheux y destacando las aportaciones de Eni Orlandi, el análisis discursivo del discurso de los graduados produjo varios temas que influyeron en la formación de las identidades educativas de los graduados, incluyendo la enseñanza como trabajo colaborativo, Y experiencias de autonomía y transición, y que se refieren a la etapa curricular obligatoria como espacio de aprendizaje, reflexión sobre la práctica y espacio de praxis. Además, seis aprendices percibieron su pasantía como una experiencia que produjo cambios en sus formas de pensar y convertirse en maestros. Así, el análisis discursivo de los licenciandas dentro del tiempo y los espacios de formación de docentes puede contribuir a otros diseños de escolaridad y educación, considerando la relevancia de las condiciones dinámicas de diálogo en esta etapa específica.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Estados Unidos: Arizona State University, 2017. Vol. 25, n. 79 (jul. 2017), p. 1-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTeaching identitiesen
dc.subjectInternshipen
dc.subjectPêcheux, Michel, 1938-1983pt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectIdentidad maestroes
dc.subjectPrácticases
dc.subjectEl análisis del discursoes
dc.titleIdentidades, estágio curricular e trabalho docente : análise discursiva de depoimentos de licenciandas de uma Universidade Federal no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeIdentities, internship programs and teaching: Discursive analysis of undergraduate student statements from a Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil en
dc.title.alternativeIdentidades, prácticas y la enseñanza: Análisis del dicurso de testimonios de los graduados de una universidad federal de Rio Grande do Sul es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162313pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples