Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKipper, Daianept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Cláudio José dept_BR
dc.contributor.authorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-25T03:25:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255030pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa práticas matemáticas visuais produzidas por um grupo de alunos surdos, em uma escola estadual da região do Vale do Rio Pardo/RS. As discussões deste texto apoiam-se nas seguintes questões: Como são produzidas, por um grupo de alunos surdos, práticas matemáticas visuais? Quais implicações curriculares emergem destes modos de produção? Para tal, apoiamo-nos nos estudos sobre o currículo escolar em suas interlocuções com a Etnomatemática. A pesquisa foi realizada em uma escola referência no atendimento de alunos surdos e teve como sujeitos seis alunos surdos de uma turma do 6º ano. A produção de dados se deu a partir de: uma oficina de frações realizada com os alunos surdos e excertos do diário de campo. Os resultados da investigação nos permitiram pensar em um currículo que não se reduza apenas a tradução de conteúdos da Língua Portuguesa para a Língua de Brasileira de Sinais, mas que esteja mais atento às práticas visuais produzidas por surdos e para a convenção/criação de sinais na disciplina de Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis articles analyzed math sight practices produces by a group of deaf students in a state school from the region of Vale do Rio Pardo/RS. The discussions about this text lean on the following questions: How are math visual practices produced by a group of deaf students? Which educational implications emerge with these methods of production? For such study, we lean on the study about the school schedule and its concerning with the ethnomathematics. The research carried out at a school, which is a referential at helping deaf students. Six deaf students were subjected to the research and they were respectively in sixth grade. The data production source is from: A fraction study practiced with the deaf students and put in the field diary. The result of the research allowed us to think in a study which may not only be translating subjects from the Portuguese Language to the Portuguese Language Signs, whereas a subject which may be more focused to the sight practices of deaf people and also for the convention/creation of signs for the Math Subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Braga, Portugal. Vol. 15, n. 3 (set./dez. 2015), p. 832-850pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf people educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titlePráticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos : implicações curricularespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000987619pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples