Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDomingos, Eraci Sparremberger da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-25T03:26:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255072pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende responder a seguinte questão: Como o Ensino de Ciências (EC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pensado a partir dos conhecimentos advindos das realidades dos educandos? A problemática foi elaborada a partir do referencial teórico de Paulo Freire, considerando suas contribuições tanto para a modalidade EJA quanto para o EC. A metodologia do trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica. São analisados 11 artigos que versam sobre a temática, publicados nos anais do último Encontro Nacional de Ensino de Ciências – XIII ENPEC, considerando a importância deste evento para a área. Para a análise do material cinco categorias foram criadas: 1. A questão da interrupção dos estudos na EJA; 2. A necessidade de uma formação específica para professores da EJA; 3. Os conteúdos de ciências abordados; 4. A importância do uso de metodologias diferenciadas; 5. Concepções sobre o ensino a partir da realidade dos estudantes. A partir de excertos selecionados, foi identificado como os autores abordam o tema central de cada categoria aliado à questão da realidade, entendida também como o contexto social e, por vezes, como cotidiano dos estudantes da EJA.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to answer the following question: How is Science Teaching (EC) in Youth and Adult Education (EJA) thought from the realities of the students? The problem was elaborated from the theoretical framework of Paulo Freire, considering his contributions to the EJA modality and to the EC. The methodology that guides the work is the bibliographic research. Eleven articles on the subject, published in the proceedings of the last National Meeting of Science Teaching – XIII ENPEC, are analyzed, considering the importance of this event for the area. For the analysis of the material, five categories were created: 1. The issue of school dropout by EJA students; 2. The need for specific training for EJA teachers; 3. The contents of science covered; 4. The importance of using differentiated methodologies; 5. Conceptions about teaching based on the students' reality. From selected excerpts, it was identified how the authors address the central theme of each category combined with the question of reality, also understood as the social context and, sometimes, the daily life of EJA students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectCiências : Ensinopt_BR
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectRealityen
dc.titleO ensino de ciências na modalidade EJA : reflexões sobre os conhecimentos advindos das realidades dos educandospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159759pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples