Repositório Digital

A- A A+

Um ambiente para descrição de cenários detalhados de falhas

.

Um ambiente para descrição de cenários detalhados de falhas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um ambiente para descrição de cenários detalhados de falhas
Outro título An environment for detailed fault scenarios description
Autor Munaretti, Ruthiano Simioni
Orientador Weber, Taisy Silva
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Injecao : Falhas
Testes : Software
[en] Distributed systems
[en] Fault injection
[en] Scenarios description
Resumo A utilização de várias ferramentas de injeção de falhas em um mesmo experimento de testes fornece mais subsídios para os resultados alcançados, tornando a atividade mais efetiva e menos sujeita a erros de interpretação. Neste sentido, as cargas de falhas possuem um importante papel, visto que elas compõem a principal entrada a ser fornecida nestas ferramentas. No entanto, os mecanismos oferecidos, nas ferramentas de injeção de falhas existentes, para esta especificação de cargas de falhas, possuem um baixo grau de usabilidade e expressividade. Por este motivo, o presente trabalho aborda uma metodologia, na qual cenários detalhados de testes, que envolvam experimentos com injeção de falhas, possam ser especificados de maneira simples, homogênea e padronizada. Para isso, é proposta a criação de um ambiente para a especificação destas cargas de falhas, denominado como jFaultload. Este ambiente, por sua vez, utiliza-se de um subconjunto da linguagem Java para a especificação destas cargas de falhas, ficando responsável ainda pela tradução, desta carga em Java, para os respectivos formatos de carga referentes a cada injetor de falhas utilizado em um dado experimento. Para efeito de exemplo e validação do ambiente proposto, as ferramentas FIRMAMENT, MENDOSUS e FAIL/FCI são integradas neste ambiente, tornando assim o cenário de testes amplamente detalhado. O serviço a ser testado, visando a demonstração da usabilidade e expressividade da solução proposta, foi uma sessão de video streaming, utilizando-se para isso do protocolo RTP, onde uma campanha de testes foi realizada com o injetor FIRMAMENT.
Abstract Use of two or more fault injection tools in a test campaign enriches the scenario obtained from a test execution. Faultloads represent the main input for these tools but their specification mechanisms lack usability and expressiveness. This thesis presents a full test scenario featuring the use of jFaultload, which applies Java for the specification of faultloads and translates them to specific formats that are appropriate to each available fault injector. FIRMAMENT, MENDOSUS and FAIL/FCI, fault injectors for communication systems, were integrated in the environment and complete the test scenario. The service under test used to demonstrate the usability and expressiveness of our solution is a video streaming session using RTP Protocol, which a test campaign was executed through the FIRMAMENT fault injector.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25513
Arquivos Descrição Formato
000752961.pdf (2.992Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.