Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlein, Rejane Ramospt_BR
dc.contributor.authorZuffo, Robledo Leonildopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255159pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, suas contribuições para compreender a alfabetização na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental nos anos iniciais a fim de poder distinguir melhor suas especificidades e definindo suas atribuições. O tema surgiu em algumas discussões realizadas durante o curso de Pedagogia e também após reflexões sobre as perspectivas teórico-metodológicas que envolvem a prática do professor alfabetizador. A pesquisa se constitui a partir de uma abordagem qualitativa utilizando-se para a coleta de dados entrevistas narrativas realizadas a partir de roteiro semiestruturado com professores da Rede de Ensino em um município de União da Serra – RS. O referencial teórico adotado foram autores que pesquisam o tema da alfabetização, especialmente Ferreiro (1992) e Soares (2005) para compreender os desafios envolvidos no processo de alfabetização. Como resultados o estudo organizou-se os dados a partir de três eixos analíticos que são: considerar a Alfabetização e letramento que se faz necessário uma (Re)organização da prática pedagógica, especialmente enfatizando o processo indissociável entre esses dois conceitos. Segundo quanto a contribuição de um processo de avaliação diagnóstica na Educação Infantil que possa identificar as potencialidades das crianças que ingressarão nos anos iniciais ainda é algo desafiado que exige uma articulação maior entre os professores dessas duas etapas de ensino. E terceiro, há muitos desafios para compreender a importância da alfabetização a ser iniciada na Educação Infantil, considerando as dimensões do letramento. Exige muita formação continuada dos professores a partir de uma proposta da própria escola que pudesse enfatizar esses aspectos como imprescindíveis.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate the transition process from early childhood education to elementary school, its contributions to understanding literacy in early childhood education and in the first year of elementary school in the early years in order to be able to better distinguish its specificities and define its attributions. The theme emerged in some discussions held during the Pedagogy course and also after reflections on the theoretical-methodological perspectives that involve the practice of the literacy teacher. The research is constituted from a qualitative approach using for the collection of data narrative interviews carried out from a semi-structured script with teachers of the Teaching Network in a municipality of União da Serra - RS. The theoretical framework adopted were authors who research the literacy theme, especially Ferreiro (1992) and Soares (2005) to understand the challenges involved in the literacy process. As a result, the study organized the data from three analytical axes that are: considering Literacy and literacy that a (Re)organization of the pedagogical practice is necessary, especially emphasizing the inseparable process between these two concepts. Second, how much the contribution of a diagnostic evaluation process in Early Childhood Education that can identify the potential of children who will enter the initial years is still something challenged that requires greater articulation between the teachers of these two teaching stages. And third, there are many challenges to understanding the importance of literacy to be initiated in Early Childhood Education, considering the dimensions of literacy. It requires a lot of continuing education for teachers based on a proposal from the school itself that could emphasize these aspects as essential.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy and literacy processen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento : uma análise sobre a transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples