Repositório Digital

A- A A+

Um projeto de arquitetura paralela para a geração de imagens realísticas de objetos tridimensionais a tempo real

.

Um projeto de arquitetura paralela para a geração de imagens realísticas de objetos tridimensionais a tempo real

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um projeto de arquitetura paralela para a geração de imagens realísticas de objetos tridimensionais a tempo real
Autor Loss, Luis Henrique da Silveira
Orientador Navaux, Philippe Olivier Alexandre
Co-orientador Laschuk, Anatolio
Data 1988
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Assunto Arquitetura de computadores
Arquiteturas paralelas
Computação gráfica
Resumo Este trabalho aborda o emprego de arquiteturas paralelas para a geração realística de imagens gráficas de objetos tridimensionais, voltada para aplicações de modelagem de sólidos e animação, a tempo real. Inicialmente são apresentados os aspectos teóricos relevantes h geração de imagens de sólidos com realismo. Ap6s isso, alguns artigos sobre projetos de arquiteturas especiais para geração de imagens tridimensionais a tempo real são exemplificados e discutidos. Por fim, é apresentado o desenvolvimento do GIRTD, um projeto baseado no emprego de arquiteturas especiais para a geração de imagens de sólidos a tempo real. E dada uma ênfase especial ao projeto do DDA, responsável pelo calculo dos pixels para preenchimento rápido da imagem, com sombreamento continuo, remoção de partes ocultas e antialiasing.
Abstract This work discusses the use of parallel architecture for realistic 3-D graphic image rendering, for real-time modelling and animation systems. Initially it presents the theory related to realistic solid image generation. Then some architecture projects for real time 3-D image generation are presented and discussed. Finally the development of a real-time 3-D system for image generation, the GIRTD, is presented. A more intensive attention is given to the DDA project, which performs the pixel calculus for fast image filling with continous shading, hidden surface removal, and antialiasing.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25521
Arquivos Descrição Formato
000004954.pdf (30.62Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.