Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.contributor.authorMachado, Olga dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-02T03:27:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255277pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi construída a partir de uma escrita sobre si, que surgiu das experiências da autora enquanto estudante e docente da educação profissional. Tal trajetória compôs as motivações da investigação a respeito das interações das desigualdades entre os estudantes da educação profissional de nível médio do Instituto Federal Rio Grande do Sul, vinculados aos cursos do Ensino Médio Integrado e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e ainda entre as estudantes negras do PROEJA. Para isso, foi realizada análise de conteúdo referente ao diagnóstico discente produzido pelo IFRS no ano de 2019, o qual compõe um banco de dados de domínio público constante no site dessa instituição, sendo utilizados os dados dos estudantes em curso do Ensino Médio Integrado e do PROEJA. Desse modo, na intenção de qualificar o estudo através da análise sociológica sobre as disposições, buscou-se sustentação teórica em Bernard Lahire e Pierre Bourdieu. Também se buscou analisar as situações de desigualdades apresentadas, a partir do referencial de François Dubet. Ainda serviram como inspiração para este estudo as pautas da negritude, oportunizando a análise sobre questões da mulher negra. Buscou-se, assim, o embasamento de autoras negras: Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Djamila Ribeiro, Lélia Gonzáles e Angela Davis. Os resultados finais desta pesquisa de mestrado indicam os traços disposicionais das desigualdades existentes entre os estudantes do Ensino Médio Integrado e do PROEJA, e ainda no recorte das mulheres negras do PROEJA, sendo possível verificarem-se as diferenças entre as interações das desigualdades nos sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research was built from a writing about itself, which emerged from the author's experiences as a student and an acting teacher in professional education. This trajectory formed the motivations of the investigation regarding the interactions of inequalities between high school professional education students at the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS1) , linked to the Integrated High School courses and the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA2), and also among the black students of PROEJA. For this, a content analysis was carried out regarding the student diagnosis produced by the IFRS in the year 2019, which forms a public domain database on the institution's website, using data from students in Integrated High School and PROEJA. Thereby, in order to qualify the study through sociological analysis of and dispositions, theoretical support was sought in Bernard Lahire and Pierre Bourdieu researches. We also sought it to analyze the situations of inequalities presented here, based on François Dubet's referenmaces. The guidelines of blackness also served as inspiration for this study, providing an opportunity to analyze issues of black women. Thus, we sought the foundation of black authors: Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Djamila Ribeiro, Lélia Gonzáles and Angela Davis. The final results of this master's research indicate the dispositional traits of the existing inequalities between the students of Integrated High School and PROEJA, and also in the profile of black women in PROEJA, making it possible to verify the differences between the interactions of inequalities in the subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPROEJAen
dc.subjectIntegrated high schoolen
dc.subjectInequalityen
dc.subjectBlacknessen
dc.titleTraços disposicionais da desigualdade : uma análise sobre os estudantes do Ensino Médio Integrado e PROEJA do IFRSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163517pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples