Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorTroggian, Raquel Coutinhopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-04T03:27:15Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255309pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como foco analisar alguns caminhos possíveis para o ensino do gênero ficção científica, especialmente as distopias, nas aulas de língua portuguesa e literatura, tendo em vista um ensino em que a literatura cumpra seu papel humanizador e tenha como objetivo desenvolvimento crítico do discente. O presente trabalho teve como metodologia uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literatura e sobre o gênero Ficção Científica e os principais elementos que constituem esse gênero. Após a revisão bibliográfica, é feita uma proposição e análise de uma unidade didática com uma obra de ficção científica para ser utilizada na sala de aula, com objetivo de engajar os alunos na leitura literária e nos diversos temas relevantes que são ativados a partir da leitura. Confirmado seu potencial enquanto gênero que promove reflexões pertinentes sobre a realidade, a UD propõe a integração dos temas literatura, tecnologia e sociedade, contribuindo para a valorização das relações que se estabelecem entre sociedade e literatura, e buscando servir de auxílio ao professor que deseje trazer este gênero para as aulas de LPL. A unidade didática, portanto, sugere um modo de concretizar o trabalho em torno do gênero escolhido.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzes some possible paths for the teaching of the science fiction genre, focusing on dystopian works, for Portuguese and Literature classes, aiming for a teaching through which literature fulfills its humanizing role and maintains as its objective the critical development of the student. The methodology of this work consists of a bibliographic review of Portuguese and Literature teaching, as well as of the science fiction genre and its main constitutive elements. After the bibliographic review, it is presented a proposal and analysis of a teaching unit, which makes use of a science fiction work to be used in the classroom, and which has as objective engaging students in literary reading and in the various relevant themes that are activated throughout this practice. Confirming its potential as a genre that promotes relevant reflections about reality, the teaching unit proposes the integration of literature, technology and society, contributing to the appreciation of the relationships that are established between society and literature, and seeking to help the teacher who wants to bring this genre to the Portuguese and Literature classes. The teaching unit, therefore, suggests a way to elaborate the work around the chosen genre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrime (Música)pt_BR
dc.subjectScience fictionen
dc.subjectDystopiaen
dc.subjectLiteratura oralpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLiterature and portuguese language teachingen
dc.subjectTeaching materialen
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLiteratura e Músicapt_BR
dc.titleA ficção científica no ensino de português e literatura : uma proposta de unidade didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples