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A arte kaigang na produção de objetos, corpos e pessoas : imagens de relações nos territórios das bacias do lago guaíba e rio dos sinos

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A arte kaigang na produção de objetos, corpos e pessoas : imagens de relações nos territórios das bacias do lago guaíba e rio dos sinos

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Título A arte kaigang na produção de objetos, corpos e pessoas : imagens de relações nos territórios das bacias do lago guaíba e rio dos sinos
Autor Jaenisch, Damiana Bregalda
Orientador Silva, Sergio Baptista da
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Assunto Antropologia cultural
Antropologia social
Arte indígena
Cultura indígena
Guaíba, Lago, Bacia do (RS)
Índios kaingang
Objetos artísticos
Sinos, Rio dos, Bacia do (RS)
[en] Art expositions
[en] Images
[en] Indigenous art
[en] Kaingang
[en] Museums
[en] Objects
Resumo Esta dissertação é pautada em trabalho de campo realizado junto aos Kaingang, grupo Jê Meridional, especialmente os que habitam aldeias localizadas nos territórios das bacias do Lago Guaíba e Rio dos Sinos. Trata das relações estabelecidas entre os Kaingang e os objetos por eles produzidos, sejam estes objetos utilitários, de comercialização, adornos corporais ou objetos em exposição em instituições de arte e museus. Os objetos de arte são tomados aqui como materializações das relações estabelecidas entre humanos e não-humanos. Propõe-se uma abordagem da arte que leve em conta a agência dos objetos sobre o cosmos, os corpos e pessoas kaingang e também as imagens imateriais, como sonhos, evocadas a partir de experiências de relações dos Kaingang com espíritos de humanos e nãohumanos.
Abstract This dissertation is based on fieldwork conducted among a group of indigenous Kaingang peoples, who inhabit the villages located in the regions surrounding Lake Guaíba and the Sinos River basins. The following discusses the relationship between the Kaingang and the various objects they produce, like tools, tradable items, body ornaments, and objects for display in art exhibitions or museums. The group’s unique art forms are taken as a materialization of the union between human and nonhuman entities. Also it proposes an approach to art that takes into account the agency of objects on the cosmos, the bodies, the Kaingang persons and also immaterial images, like dreams, evoked from experiences of Kaingang relations with humans and nonhuman spirits.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25532
Arquivos Descrição Formato
000753800.pdf (5.869Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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