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Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca

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Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca

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Título Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
Autor Xavier, Amaralina Machado Rodrigues
Orientador Baldissera, Rudimar
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Identidade cultural
Marca
Resumo O trabalho parte das teorizações sobre Imagem, Imaginário e Identidade para compreender o processo de construção de identidade das marcas a partir de sua relação com as tribos. Os conceitos centrais são baseados em Eric Landowski e suas tensões identitárias; Michel Maffesoli e a proposta contemporânea de tribalização; e Evandro Perotto que aborda o estudo da marca a partir de sua enunciação. A partir do argumento de Perotto e da compreensão de imaginário, cultura e sistemas simbólicos como formadores da subjetividade e da identidade cultural, o estudo dá-se com o objetivo de compreender as tensões marca-tribo e a possível produção de significado surgida desta relação. Utiliza-se um estudo exploratório entre 4 marcas e duas tribos: All Star Converse e Puma em relação a tribo Emo, e Microsoft e Apple em relação a tribo Geek .
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25553
Arquivos Descrição Formato
000754161.pdf (2.710Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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