Repositório Digital

A- A A+

Turismo 2.0 : um estudo de perfil de usuários da rede Couchsurfing

.

Turismo 2.0 : um estudo de perfil de usuários da rede Couchsurfing

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Turismo 2.0 : um estudo de perfil de usuários da rede Couchsurfing
Autor Dutra, Mariana Brandão
Orientador Carvalho, Helenice
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Redes sociais
Turismo independente
Resumo A rede Couchsurfing é um meio pelo qual diversos turistas independentes se utilizam para se hospedar, enquanto viajam, aproveitando para conhecer um pouco da cultura local. A rede oferece intercâmbio de hospitalidade entre seus membros, permitindo que estes se hospedem uns na casa dos outros, gratuitamente, ao redor do mundo. O objetivo deste trabalho é conhecer o perfil dos usuários da rede. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo, com inspiração na netnografia, dos perfis públicos de usuários no site da rede. Como principais características encontradas foi possível verificar que se tratam de pessoas jovens, com idade média de 28,5 anos, que 68% destas se utilizam do projeto tanto para “surfar” quanto para hospedar outros viajantes e o domínio médio é de 3,87 idiomas. Como valores compartilhados pelos usuários, encontramos o uso de brincadeiras, a referência, tanto favorável quanto desfavorável ao uso de drogas lícitas ou ilícitas, o culto à natureza e às artes e a falta de preconceitos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25573
Arquivos Descrição Formato
000754724.pdf (851.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.