Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWortmann, Maria Lúcia Castagnapt_BR
dc.contributor.authorDulac, Elaine Beatriz Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-23T03:24:22Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256247pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata de representações de feminilidade articuladas com três atributos - beleza, sedução e juventude -, tradicionalmente atribuídas às mulheres, sob uma perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, que chama a atenção para relações entre cultura, saber e poder. Minha intenção, neste trabalho, é tomar aquilo que vem sendo considerado como próprio ao mundo feminino, a feminilidade associada à beleza, à sedução e à juventude, e "desnaturalizá-lo", tentando mostrar o quanto essa feminilidade é construída de "formas" peculiares em cada época, nas sociedades ocidentais. Para tanto utilizei como fontes de pesquisa os anúncios publicitários de cosméticos, veiculados na Revista do Globo nas décadas de 1940 e 1950, destinados ao embelezamento feminino buscando tramar as representações de feminilidade ali presentes com outras que circulavam nas reportagens e artigos dessa mesma Revista e nos livros A nossa vida sexual de Fritz Kahn (1940) e A Questão Sexual de August Forel (1957), que tratavam da sexualidade humana, nessa mesma época. A partir desses materiais, tomados aqui como pedagogias culturais, e dos referenciais teóricos explorados, elegi três tramas para comporem as análises que articulam feminilidade e beleza, feminilidade e sedução, feminilidade e juventude.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation refers to feminineness representations linked with three characteristic - beauty, charm and youth - traditionally attributed to women, under the perspective of a "post-structural" of Cultural Studies, drawing the attention to the relation among culture, knowledge and power. My purpose, in this work, is to take what has been considered as peculiar to the female world, the feminineness associated to beauty, charm and youth. and widraw its "natural" aspect, trying to demonstrate how much of this feminineness is formed through singular ways, in the western societies, in each age. For this purpose l used as source of research the advertisements of beauty products, displayed on the "Revista do Globo" in the years of 1940 and 1950, directed to the female embellishment trying to connect the femínineness representation exhibited in the ads with the others that were spread in matters as reports and articles of the game Magazine and books that discussed human sexuality, such as "A Nossa vida sexual" from Fritz Kahn (1940) and "A questão sexual", from August Forel (1957). Based on these materials, considered here as cultural pedagogy, and of the theoretical references explored, l elected three schemes to compose the analysis that link feminineness and beauty, feminineness and charm, feminineness and youth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRevista do Globopt_BR
dc.subjectPeriódicospt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectSeduçãopt_BR
dc.subjectBelezapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectKahn, Fritz. A nossa vida sexualpt_BR
dc.subjectForel, August. A questão sexualpt_BR
dc.titleBeleza, sedução e juventude : a Revista do Globo ensinando feminilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000335665pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples