Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorMano, Maria Amélia Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-23T03:24:59Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256251pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação discute a educação médica a partir de suas dimensões históricas e filosóficas em meio à crise paradigmática. Traz a possibilidade de humanização do ensino e da prática médica tendo como referencial a Medicina paralela. O problema de pesquisa é a busca e o entendimento de práticas paralelas de cuidado e cura, entendendo que esses saberes milenarmente construídos e legitimados pela população em geral, têm muito a contribuir na humanização da Medicina oficial. O objetivo da pesquisa é possibilitar aos estudantes e educadores dos cursos médicos e da área da saúde em geral, o conhecimento de formas possíveis de humanização na saúde coletiva. Para isso, foi utilizada a história oral temática como técnica de pesquisa, tendo como sujeito um pai-de-santo da vila Campo da Tuca, bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre. O espaço da pesquisa é a vila Campo da Tuca, onde existe assistência médica de um centro de ensino formador de residentes em Medicina de Família e Comunidade, bem como outros profissionais de mais cinco áreas da saúde. O trabalho de campo durou 14 meses, iniciando em maio de 2003. e nesse período, foram realizadas entrevistas gravadas semanais, com algumas pausas combinadas ou em razão das necessidades da pesquisadora e do sujeito, bem como situações de conflito na vila. As entrevistas puderam traçar a história do Campo da Tuca e a situação presente, com conflitos e realidades diversas. A trajetória do pai-de-santo foi contada, enfocando os espaços de cuidado em que trabalhou, as relações com a comunidade e com a Medicina oficial, a religião, as especificidades de seu ofício, bem como frustrações, sonhos e desejos. Os achados trouxeram inúmeras contribuições para a área médica, especialmente no que diz respeito ao diálogo e à escuta sensível como ação terapêutica eficaz e extremamente desejada aos que buscam alívio para as dores do corpo e da alma. Esta dicotomia também é discutida, entendendo que a noção de complementaridade pode ser a melhor, trabalhada e vivida por todos os profissionais de saúde. As fronteiras entre corpo e alma, arte e ciência, religião e tecnologia, magia e precisão, certeza e incerteza são mais tênues do que se pensa e, em muitos momentos, estão unidas, com a falta de nitidez necessária à compreensão do mundo, do homem, da saúde e da doença como um conjunto reações e relações, sentimentos e anseios. Diferente da fragmentação que a biomedicina impõe As conclusões apontam para a necessidade da escuta, do amor, da troca de saberes para um reencontro da humanização nas formas de cuidado. Entende que há diversas formas de cuidar e todas são únicas para cada indivíduo, tal qual ele também é único em um universo que guarda imensas descobertas, magias, mistérios e inúmeros caminhos a serem trilhados.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation discusses medical education having as starting point its historical and philosophical dimensions amidst a paradigmatic crises. It brings up the possibility of humanization of both teaching and medical practice having parallel medicine as its referencial. The research problem was searching and understanding parallel practices of care and cure. bearing in mind that this millenary knowledge, legitimated by the population in general, has a lot to contribute to the humanization of oficial medicine. The aim of this research is to enable students and instructors of medical courses and health sciences in general to learn about ways of humanizing collective health. Thus, thematic oral history was used as research method, having as subject a pai-de santo (father of saint) of vila Campo da Tuca, located in Partenon, city zone east of Porto Alegre. The research space was vila Campo da Tuca, where medical assistance is provided by a teaching center for residents in Family ard Community Medlcine, as well as professionals of another five health areas. Field work took 14 months, started in May 2003, and counted with interviews recorded weekly, with some longer intervals by mutual agreement between the researcher and the subject or due to situations of conflict in that poor city zone. The interviews outlined the history of Campo da Tuca and its current situation of conflicts and complex realities. The story of the pai-de-santo is told herein and focuses the care environments where he has worked, his relation wíth the community and official medicine, religion, the specificities of his work, and his frustrations, dreams and wishes. Research findings show several contributions to the medical field, specíally in regard to dialogue and sensible listening as effective therapeutic actions that are extremely wanted by those who seek relief to pain in both body and soul. This dichotomy is discussed herein, as well as the fact that complementarity is to be followed and worked and lived by all health professionals. The boundaries between body and soul. art and science, religion and technology, magic and precision, certainty and uncertainty are subtler than one imagines and at moments are indivisible; the world, people, health and sicknesses are seen herein as a set of reactions and relations, feelings and wishes, i.e. dlfferently from the fragmentation imposed by biomedicine. It was concluded that listening, loving and exchanging knowledge are needed so that there is a rehumanization of care. Caring takes different ways, which all are unique for each individual, as much as individuals are unique and part of a universe where novel findings, magic, mysteries and paths to be taken await us.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducation and Healthen
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectReligionen
dc.subjectSpiritualityen
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectListeningen
dc.subjectCareen
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectCurapt_BR
dc.subjectMedicina popularpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.titleA receita e a reza : saberes da medicina oficial e da medicina paralela unidos na busca da humanização do cuidadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000447932pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples