Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Diego Martins dapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-10T04:20:14Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25634pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto da observação, registro sonoro e análise do produto musical, no âmbito da composição, da improvisação e do arranjo, elaborado por um grupo de adolescentes, ao longo de um semestre letivo, e tem por objetivo analisar o seu desenvolvimento composicional na prática musical em conjunto. O material musical aqui coletado é resultante do trabalho realizado em uma oficina de ensino coletivo de violão, durante o meu estágio de docência em música. As aulas foram planejadas considerando o nível de adiantamento musical dos alunos. Como metodologia, foram utilizados projeto de ensino, planos e relatórios de aula e análises reflexivas sobre os temas compostos, em conjunto com os alunos. Optei por essa maneira de abordar o ensino de instrumento, visando despertar nos estudantes o interesse pela criação musical na busca pelo seu avanço intelectual enquanto seres interessados por música. Observado no engajamento que demonstraram ao longo do curso à realização de suas composições, foi constatado um crescente entendimento dos alunos sobre a proposta de criação musical em conjunto no ensino de instrumento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsica : Ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectComposição musical : Adolescentespt_BR
dc.titleO desenvolvimento composicional de adolescentes na prática musical em conjuntopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754851pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples