Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNez, Egeslaine dept_BR
dc.contributor.authorMorosini, Marília Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:23:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2238-8346pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256474pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, observou-se um esforço investigativo sobre a Educação Superior, a produção do conhecimento e a internacionalização. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os líderes de grupos de pesquisa, num dos estados da região centro-oeste brasileira, em duas instituições públicas. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, analisou-se a área da educação, chamando a atenção para os impactos de sua formação e atuação no desenvolvimento dessas instituições. As considerações indicam que a transição de um conceito de internacionalização, como mobilidade presencial para a mobilidade virtual, deve se consolidar no período pós-pandêmico. A internacionalização em casa se relaciona tanto com o currículo formal quanto ao informal e visa desenvolver conhecimentos interculturais.pt_BR
dc.description.abstractIn recent decades, there has been an investigative effort on Higher Education, the production of knowledge and internationalization. This study aims to characterize the leaders of research groups, in one of the states of the Brazilian Midwest region, in two public institutions. Through a bibliographic and documental survey, the area of education was analyzed, drawing attention to the impacts of its formation and performance in the development of these institutions. The considerations indicate that the transition from a concept of internationalization, such as face-to-face mobility to virtual mobility, must be consolidated in the post-pandemic period. Internationalization at home relates to both the formal and informal curriculum and aims to develop intercultural knowledge.en
dc.description.abstractEn las últimas décadas se ha producido un esfuerzo investigativo sobre la Educación Superior, la producción de conocimiento y la internacionalización. El objetivo de este artículo fue caracterizar a los líderes de grupos de investigación, en uno de los estados de la región del Medio Oeste brasileño, en dos instituciones públicas. A través de un levantamiento bibliográfico y documental, se analizó el área de Educación, llamando la atención sobre los impactos de su formación y actuación en el desarrollo de estas instituciones. Las consideraciones indican que la transición de un concepto de internacionalización, como la movilidad presencial a la movilidad virtual, debe consolidarse en el período pospandemia. La internacionalización en el hogar se relaciona con el currículo formal e informal y tiene como objetivo desarrollar el conocimiento intercultural.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 403-420pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigh educationen
dc.subjectInternationalization at homeen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectRede de pesquisapt_BR
dc.subjectResearch groups and networksen
dc.subjectImpactsen
dc.subjectEducación universitariaes
dc.subjectInternacionalización en casaes
dc.subjectGrupos y redes de investigaciónes
dc.subjectImpactoses
dc.titleInternacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeInternationalization at home in the brazilian midwest region : the performance of research groups and networksen
dc.title.alternativeInternacionalización en casa en la región del medio oeste brasileño : el desempeño de los grupos y redes de investigaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165524pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples