Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Elson Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorCavalcante, Lília Iêda Chavespt_BR
dc.contributor.authorCruz, Dalízia Amaralpt_BR
dc.contributor.authorFrizzo, Giana Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorValente, Mário Diego Rochapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:23:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1516-3687pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256490pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram desta investigação 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes.pt_BR
dc.description.abstractThe objective was to relate the quality of family, school, and neighborhood environments to the naming skills of children in early childhood education. Sixtyfour (64) children from 24 to 60 months of age and one family member from each participated. The Child Naming Test, the Family Poverty Index, the Home Environment Resources Scale, and the Neighborhood Quality Instrument were applied to measure the quality of the environments, and the ECERS-R Scale was applied to measure the school environment. It was identified that 45.3% of the children obtained a high score in the Child Naming Test. Thus, the relationship between the variables pointed out that family members’ income and education and joint activities between adults and children were the factors most associated with the outcome of language, which highlights the importance of monitoring language skills and the quality factors of the environments.en
dc.description.abstractEl objetivo fue relacionar la calidad del entorno familiar, escolar y comunitario con las habilidades de denominación de los niños en la educación infantil. Participaron 64 niños de 24 a 60 meses y un familiar de cada uno. Para evaluar el lenguaje, se aplicó la Prueba de Denominación Infantil. Para medir la calidad de los entornos, se aplicaron el Índice de Pobreza Familiar, el Inventario de Recursos del Entorno Familiar, el Instrumento de Calidad Comunitaria y la escala ECERS-R. La mayoría de los niños (45,3%) se ajustan a la puntuación más alta en la Prueba de Denominación Infantil. Así, la relación entre las variables señaló que el ingreso familiar y la educación, así como las actividades conjuntas entre adultos y niños fueron los factores más asociados al resultado del lenguaje, lo que resalta la importancia de monitorear las habilidades de denominación y los facto-res de calidad de los entornos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 23, n. 3 (set. 2021), p. 1-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectFatores socioeconômicospt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectOral communicationen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectExpressive vocabularyen
dc.subjectDesarrollo infantiles
dc.subjectLenguajees
dc.subjectAmbientees
dc.subjectComunicación orales
dc.subjectVocabulario expresivoes
dc.titleHabilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientespt_BR
dc.title.alternativeChild naming skills and the quality of environments pt
dc.title.alternativeHabilidades de denominación infantil y la calidad de los ambientes es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165657pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples