Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorMoura, Maria Lucia Seidl dept_BR
dc.contributor.authorRibas, Adriana Ferreira Paespt_BR
dc.contributor.authorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ebenezer Aguiar dept_BR
dc.contributor.authorPinto, Elizabeth Batistapt_BR
dc.contributor.authorSchermann, Lígiapt_BR
dc.contributor.authorChahon, Vera Lúciapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:20:22Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25656pt_BR
dc.description.abstractEstudar a correspondência entre diferentes níveis de análise da interação pais-bebê/criança pode nos ajudar a chegar a uma linguagem mais comum e a compartilhar conceitos que permitam trocas mais frutíferas entre pesquisadores com diferentes orientações teóricas e metodológicas. Os autores do presente artigo representam alguns dos principais grupos de pesquisa brasileiros voltados à investigação da interação pais-bebê/criança. São apresentadas as diferentes perspectivas dos autores e discutidas as suas aproximações e diferenças, visando a demonstrar a complexidade e a diversidade de abordagens com relação às interações pais-bebê/criança e seu papel no desenvolvimento. Embora a definição de interação não seja consensual, verificase uma tendência entre os autores a considerar explicitamente a questão da ação recíproca, da co-construção e da bidirecionalidade. Não obstante o foco no comportamento manifesto e na ação recíproca existe também consciência de que as transações implícitas e as representações individuais e sociais influenciam a interação, e que há que se desenvolver procedimentos metodológicos rigorosos para estudá-las. Espera-se que a continuidade das discussões leve ao aprimoramento e à articulação das diversas propostas aqui apresentadas.pt_BR
dc.description.abstractThe study of corresponding levels of analysis in the parent-infant/child interaction may lead us to a common language and shared concepts, that in turn will hopefully aid in the prolific exchanges among researchers from various theoretical and methodological backgrounds. The authors of this article represent some of the most prominent research teams of Brazil engaged in the study of parent-infant/child interaction. Their various perspectives are presented, as are their points of agreement and disagreement, with the purpose of demonstrating both the complexity and the diversity of approaches to the parent-infant/child interactions and their role in development. Although there is no consensual definition of interaction, there is a tendency of the authors to consider the question of reciprocal actions, co-construction, and bidirectionality. Granting that there is a trend to focus on manifested behavior and interaction, there is also a clear awareness that implicit transactions and social representations must be studied through rigorous methodological procedures, insofar as they influence interactions. It is hoped that, as these discussions progress, the ideas proposed herein will be both improved and better disseminated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 14, n. 3, (2001), p. 469-485pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParent-infant interactionen
dc.subjectRelação mãe-criançapt_BR
dc.subjectRelação pais-filhospt_BR
dc.subjectCo-constructionen
dc.subjectBidirectionalityen
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectObservação de bebêspt_BR
dc.titleDiferentes perspectivas na análise da interação pais-bebê/criançapt_BR
dc.title.alternativeDifferent perspectives on the parent-infant/child Interaction analysis en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000309509pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples