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Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças : relações com compreensão e tempo de leitura

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Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças : relações com compreensão e tempo de leitura

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Título Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças : relações com compreensão e tempo de leitura
Outro título Cognitive processes involved in children's word reading: relations with reading comprehension and reading time
Autor Salles, Jerusa Fumagalli de
Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Resumo A leitura é composta por múltiplos processos interdependentes. Este estudo analisou o uso preferencial de uma das rotas de leitura (Modelo Cognitivo de Dupla-Rota) e as possíveis relações com compreensão e tempo de leitura em 76 crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental de escola particular. Avaliou-se a leitura de palavras isoladas e a compreensão e tempo de leitura textual. Identificou-se quatro grupos segundo as habilidades de leitura de palavras: bons leitores por ambas as rotas; maus leitores por ambas as rotas; leitores preferencialmente lexicais e leitores preferencialmente fonológicos. Os primeiros foram os mais rápidos na leitura textual. Os grupos não diferiram significativamente em compreensão textual, exceto na 3ª série. Concluiu-se que ambas as rotas de leitura são funcionais na amostra, porém a rota fonológica parece estar melhor desenvolvida do que a rota lexical, que está em expansão, sugerindo um processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.
Abstract Multiple interdependent processes compose the reading. The present study analyzed the preferential usage on one of the reading routes (Dual Route Cognitive Reading Model) and the possible relations with reading comprehension and reading time in 76 children from second and third grades, in a Elementary private school. The reading of isolated words, comprehension and textual reading time were evaluated. Four groups were identified according with the skills of word reading: good readers in both routes (phonological and lexical), poor readers in both routes, preferably lexical readers and preferably phonological readers. The group of good readers in both routes was the fastest in textual reading. There weren't significant differences among the groups in reading comprehension, except in the third grade. It was concluded that both reading routes were functional in the sample, however the phonological route seems to be better developed than the lexical route, which is in expansion, suggesting a developmental process of the reading skills.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (2002), p. 321-331
Assunto Compreensão da leitura
Desenvolvimento cognitivo
Leitura
[en] Cognitive models
[en] Reading
[en] Reading comprehension
[en] Reading routes
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25664
Arquivos Descrição Formato
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