Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:20:34Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25664pt_BR
dc.description.abstractA leitura é composta por múltiplos processos interdependentes. Este estudo analisou o uso preferencial de uma das rotas de leitura (Modelo Cognitivo de Dupla-Rota) e as possíveis relações com compreensão e tempo de leitura em 76 crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental de escola particular. Avaliou-se a leitura de palavras isoladas e a compreensão e tempo de leitura textual. Identificou-se quatro grupos segundo as habilidades de leitura de palavras: bons leitores por ambas as rotas; maus leitores por ambas as rotas; leitores preferencialmente lexicais e leitores preferencialmente fonológicos. Os primeiros foram os mais rápidos na leitura textual. Os grupos não diferiram significativamente em compreensão textual, exceto na 3ª série. Concluiu-se que ambas as rotas de leitura são funcionais na amostra, porém a rota fonológica parece estar melhor desenvolvida do que a rota lexical, que está em expansão, sugerindo um processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.pt
dc.description.abstractMultiple interdependent processes compose the reading. The present study analyzed the preferential usage on one of the reading routes (Dual Route Cognitive Reading Model) and the possible relations with reading comprehension and reading time in 76 children from second and third grades, in a Elementary private school. The reading of isolated words, comprehension and textual reading time were evaluated. Four groups were identified according with the skills of word reading: good readers in both routes (phonological and lexical), poor readers in both routes, preferably lexical readers and preferably phonological readers. The group of good readers in both routes was the fastest in textual reading. There weren't significant differences among the groups in reading comprehension, except in the third grade. It was concluded that both reading routes were functional in the sample, however the phonological route seems to be better developed than the lexical route, which is in expansion, suggesting a developmental process of the reading skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (2002), p. 321-331pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReading routesen
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectCognitive modelsen
dc.titleProcessos cognitivos na leitura de palavras em crianças : relações com compreensão e tempo de leiturapt_BR
dc.title.alternativeCognitive processes involved in children's word reading: relations with reading comprehension and reading timeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000375880pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples